Analise funcional organica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE VILA VELHA – UVV
ENGENHARIA QUÍMICA – EQ4N

ADILSON JUNIOR CANTAMISSA
BRUNO SABADINE
HEVERTON XAVIER
LUAN PIRAJA
RENAN PERES NOGUÉS

Pratica n°06 (27/10/2012)
ANÁLISE FUNCIONAL ORGÂNICA

Disciplina: Química orgânica experimental I
Professora: MARTA GONÇALVES DOS SANTOS

VILA VELHA
OUTUBRO DE 2012
RESUMO

Esse trabalho tem como objetivo classificar umasubstancia de origem desconhecida em álcool, fenol ou ácido carboxílico, e com isso possibilitar a visualização de algumas propriedades físico-química dessas funções orgânicas.

INTRODUÇÃO

Apesar da imensa variedade de compostos orgânicos existem certos grupos de átomos ligados a uma molécula orgânica com propriedades físico-químicas semelhantes, esses são chamados grupos funcionais. Os gruposfuncionais dominam as propriedades e reações de muitos compostos orgânicos, podem está ligados a cadeia principal ou fazer parte dessas. As principais funções orgânicas estudadas são: Álcoois, fenóis, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres e éteres, além das funções nitrogenadas.
Álcoois são compostos que apresentam o grupo hidroxila (OH) ligado a um carbono saturado, ou seja, aquele que sófaz ligações simples. Apresentam ponto de ebulição mais alto do que seu semelhante alcano, são tanto fracamente ácidos quanto fracamente básicos.
Figura 1: Exemplos de álcoois

Fenóis são compostos que apresentam o grupo hidroxila ligado diretamente ao anel aromático, assim como os álcoois os fenóis são fracamente ácidos e básicos.
Figura 2: Exemplos de fenóis

Os aldeídos e as cetonas sãocompostos que apresentam o grupo funcional (CHO) ligados a molécula. Possuem ponto de ebulição mais elevado do que os hidrocarbonetos com o mesmo peso molecular, por quanta da polaridade do grupo carbornila. Porem como não fazem ligações de hidrogênio fortes possuem ponto de ebulição menor do que os álcoois correspondentes. Aldeídos e cetonas de baixo peso molecular possuem solubilidadeapreciável em água.

Ácido carboxílico possuem o grupo (COOH) ligado a molécula. Em função da ligação de hidrogênio ácida carboxílico possuem ponto de ebulição elevado e os de baixo peso molecular são solúveis em água a medida que a cadeia aumenta a solubilidade diminui. Como o próprio nome indica são ácidos porem fracos.
Figura 3: Exemplo de ácido carboxílico

Ésteres tem a mesma estrutura químicados ácidos carboxílicos porem com o hidrogênio substituído por um radical monovalente derivado de hidrocarboneto.
Éteres são compostos que característicos pela presença de um átomo de oxigênio ligado a dois radicais monovalentes derivados de hidrocarbonetos.
Por causa das diferentes propriedades físicas e químicas entre os grupos funcionais, seu estudo e conhecimento são de fundamentalimportância no aprendizado da química orgânica.







2. DESENVOLVIMENTO

2.1 OBJETIVOS GERAIS
Esse trabalho tem como objetivo classificar quatro substancias de origem desconhecida como álcool, fenol ou ácido carboxílico.

2.1.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS
Os objetivos específicos desse trabalho é de determinar a origem de quatro substancias desconhecidas através de métodosanalítico qualitativos, fazendo-se uso de reagentes como tornassol, NaOH, NaHCO3 e FeCl3 classificou-se tais substancias desconhecidas como álcool, fenol e ácido carboxílico.

2.2 EXPERIMENTAL
Separou-se 4 tubos de e ensaio e em cada um adicionou-se 1 ml da solução A. Colocou-se no primeiro tubo um pedaço de papel de tornassol azul, observou-se e anotou-se os resultados. Em um béquer de 50 mladicionou-se 3 ml e hidróxido de sódio 1% e cinco gotas de fenolftaleína agitando em seguida. No segundo tubo adicionou-se 4 gotas de solução de hidróxido de sódio preparada anteriormente agitou-se o tubo e anotou-se os resultados. Ao terceiro tubo adicionou-se 1 ml de solução de bicarbonato de sódio 1 %, observou-se e anotou-se os resultados. No quarto tubo adicionou-se 1 ml de cloreto férrico 1%,...
tracking img