JOGOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: VALORIZANDO A IDENTIDADE NEGRA.

3235 palavras 13 páginas
JOGOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: VALORIZANDO A IDENTIDADE NEGRA

SANTOS, Daniel dos (UEPG)
Orientador: Nei Alberto Salles Filho

Resumo: Em março de 2003 foi sancionada a lei 10.639 que alterou a LDB tornando obrigatório o ensino da História e cultura afro-brasileira e Africana na educação básica. Nesse sentido se faz necessário um olhar atento dos profissionais de educação física voltado para essa temática, um olhar despido de preconceitos que possa contribuir através de seus conteúdos, para a valorização da identidade negra do educando.

Palavras-chave: Jogos Africanos; Educação Física Escolar; Identidade Negra.

1 Introdução

A representação do negro na sociedade brasileira pautou-se ao longo da história pela submissão através do trabalho escravo, pela culinária e pela capoeira. Isso contribuiu para a omissão da verdadeira contribuição que o negro trouxe à sociedade atual. A elite dominante criou um conjunto de idéias a fim de justificar a escravidão colocando o negro sempre em uma posição de inferioridade. Segundo pesquisas realizadas, o Brasil é o país que tem a maior população negra fora do continente africano, mas isso não tem sido suficiente para diminuir as desigualdades vividas por essa população, basta olharmos nos bancos das universidades ou nos programas de TV para constatarmos que essa etnia não está representada de acordo com a proporção que se encontra no Brasil.

2 Um pouco de História

A empresa colonialista trouxe ao Brasil, a partir do séc. XVI até o séc. XIX, milhões de africanos escravizados, segundo alguns estudiosos, o Brasil recebeu cerca de quarenta por cento dos quase dez milhões de africanos trazidos para as Américas.
Os negros eram capturados em várias regiões da África e embarcados nos porões de navios, entre eles estavam pessoas vindas de várias aldeias ou reinos e, apesar da semelhança, possuíam culturas diferentes, falavam línguas diferentes e possuíam formas diferentes de

Relacionados

  • gramatica
    460168 palavras | 1841 páginas