Jogo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pode-se afirmar que a escola seja um ambiente, ou lugar de tomadas de decisões. Decisões que muitas vezes são levadas para o resto de uma vida.

São das relações humanas e suas decisões que surgem o êxito ou fracasso escolar, as dificuldades e as barreiras a serem vencidas durante todo o processo de ensino. Dessa forma abordaremos o assunto relacionado aprendizagem através do lúdico, ferramentaessa que faz parte da rotina diária da criança seja qual for o espaço que esteja inserida.

Este artigo se pauta na interação entre as teorias lúdicas e o fazer pedagógico do professor.

Acredita-se que os educadores estão cientes da importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras, mas, muitas vezes, têm dificuldade em desenvolver uma metodologia lúdica no contexto escolar.

Propomos aquium estudo bibliográfico reflexivo em que o lúdico é uma das principais ferramentas do profissional da educação infantil e que é imprescindível que o educador seja persistente e busque uma metodologia lúdica consistente para proporcionar a criança às vivencias significativas que irão acompanhá-las pela vida a fora.

1- JOGO, BRINQUEDO E BRINCADEIRA: DIFERENTES NOMES DE CHAMAR

No cenário daprodução cientifica é possível constatar uma não correspondência dos termos entre os autores. Um exemplo é Vygotsky (1989) que ora fala de brincadeira e ora usa a palavra brinquedo como correspondente. O autor chama de brincadeira o mundo ilusório criado pela criança onde os desejos irrealizáveis podem ser realizados.

Kishimoto (1996), baseando-se em Brougére (1981,1993) e Henriot (1983,1989)buscou compreender a diferença entre os termos. Assim propõe a autora:

Jogo- ação voluntária processual que inclui uma intenção lúdica do jogador, com regras internas e ocultas, possuindo caráter improdutivo e incerto e tendo um fim em si mesmo. Uma atividade livre que, se imposta, deixa de ser jogo.

Brinquedo- objeto que representa certas realidades é um substituto dos objetos reais, para quepossa ser manipulado pelas crianças. Também pode representar realidades imaginárias.

Brincadeira- ação voluntária e consciente que a criança desempenha ao concretizar as regras do jogo, ao mergulhar na ação lúdica.Kishimoto (1996: 27),

Uma quarta diferenciação necessária é a delimitação do lúdico na relação entre jogo, brinquedo e brincadeira. Sobre isso Dantas (2000) explica que o termolúdico abrange tanto a atividade individual e livre quanto coletiva e regrada.

De forma geral, Dantas (2002), afirma que: "Toda ação da criança é lúdica, pois exerce por si mesma antes de poder integrar-se em um projeto de ação mais extenso que a subordine e transforme em meio". (p.113)

Na dimensão lúdica, as atividades surgem liberadas, livres, gratuitamente, sem caráter instrumental. E, porisso se configuram como atividades prazerosas que, tendem a aperfeiçoar e constituírem-se em uma cadeia complexa de ações instrumentais subordinadas a relação entre um fim e um produto.

Desta forma, após o deleite da ação livre e prazerosa, as ações desenvolvidas no âmbito da ludicidade transformam-se e assumem o caráter de trabalho para logo em seguida lançar-se a novas descobertas gratuitas.Assim, Dantas (2002) conclui: "O jogo tende ao trabalho como a criança tende ao adulto". (p.114).

1.1- O ato de brincar para a criança

Se observarmos as atividades que a criança realiza, veremos que os jogos e as brincadeiras podem estar presentes tanto no dia-a-dia das creches e pré-escolas quanto na vida doméstica das crianças. Conseqüentemente, os professores que souberem trabalhar com osjogos e brincadeiras em seus planejamentos poderão tornar suas propostas de atividades mais adequadas à forma como as crianças pequenas se desenvolvem e aprendem.

A brincadeira é para criança um espaço de investigação e construção de conhecimentos sobre si mesma e sobre o mundo. Brincar é uma forma de a criança exercitar sua imaginação. A imaginação é uma forma que permite às crianças...
tracking img