Jogando o lixo fora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NOSSO LIXO DE CADA DIA

O que é lixo? material residual sólido que vem de atividades humanas ou da natureza em zonas urbanas.
O que para sociedade tem sido um grande problema pois as pessoas não o tem tratado como deveria, tem sido fonte de discussões e tema de palestras acerca do que fazer com todo lixo que temos produzido.
Para saúde das pessoas étambém bastante danoso pois é fonte de infestações de ratos e insetos,bactérias,chorumes,gases prejudiciais ao meio ambiente e á saúde humana e vários outros fatores.
Se tem feito muito para controlar o aumento de lixo no país e no mundo tais como: aterros sanitários,coletas seletivas, conscientização das pessoas e muito mais porém não sido suficiente.
Pois o homem temdeixado de fazer a parte principal que começa em casa que é separar esse lixo para melhor recicla-lo pois assim o tiraríamos das ruas e do meio ambiente grande parte desse material tão prejudicial á nossa saúde de animais e em todo meio ambiente.
Ultimamente tem surgido uma nova profissão a de catadores de lixo que são pessoas sem renda fixa,sem tetos,sem profissão reconhecida e muitosoutros que transformaram este problema social e ambiental em fonte de renda porem são discriminadas pela sociedade más tem um grande papel para ela, que é fazer a retirada e reciclagem da enorme quantidade de material reaproveitável jogado nas ruas.

DESENVOLVIMENTO

Teixeira de Freitas é uma importante cidade do extremo sul bahiano com uma economia formada em sua grande partepelo comercio, industria,produção de frutas,fabricas de celulose dentre outros.
Com uma população estimada em 131.000 (cento e trinta e um mil ) habitantes com área territorial em torno de 1.154 (um mil cento e cinquenta e quatro) quilômetros quadrados,com estimativa de 32.000 (trinta e duas mil ) famílias residentes (domicílios particulares) e municípios vigentes.
Comatuação nesta cidade foi feita uma pesquisa em relação ao lixo produzido, sua reciclagem, seu destino, sua quantidade produzida etc...
Foi feito um estudo pelo IBGE juntamente com o CDL da cidade que constatatou uma quantidade de produção de 85 (oitenta e cinco) toneladas por dia de lixo que representa uma produção em torno de 650 gramas por pessoa diariamente e que por falta de umaconscientização tem trazido grandes problemas para população pois não existe quase nenhum tipo de reciclagem feita pelas pessoas em suas casas ou mesmo pela prefeitura .
Em entrevista feita com moradores que vivem próximos ao lixão da cidade em torno de 40% de todo material é reciclável sendo papelão,plásticos,garrafas pet,copos descartáveis,metais etc... e uns 30% é orgânico taiscomo todo material vindo das feiras livres e das residências exemplos: restos de alimentos,frutas podres,cascas e sementes de verduras etc...
Tudo isso foi feito em uma pesquisa não oficial más com pessoas que convivem diariamente com a questão o restante que são os 30% são materiais que não da realmente para reaproveitar.
Na realidade a maior parte do lixo do comerciodesta cidade em torno de 70% é material reciclável e 70% do lixo domestico é orgânico e também reciclável, o lixo que vai para as ruas é que se perde mais, pois com a demora da coleta por parte dos caminhões que é em torno de uma vez por semana tem trazido problemas graves ja que o papel se molha,o orgânico se apodrece,gera mal cheiro,chorume e assim fica difícil de se trabalhar com essematerial.
Tudo vai para o lixão e lá a maioria esta sendo incinerado pois tanto o lixo industrial como o comercial estão se misturando e indo tudo para um só lugar entrando assim tudo como lixo domestico, então a pouca coleta seletiva que está havendo esta sendo feita nas ruas antes que seja recolhido pelos caminhões.
Os órgãos que tratam diretamente desse problema, são o...
tracking img