Joelho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O joelho é uma articulação do corpo humano e de outros mamíferos. Formada pela extremidade distal do fêmur, pela extremidade proximal datíbia (e pela patela (rótula).
O joelho ainda possui ligamentos que estabilizam a articulação, auxiliados pelos meniscos (interno ou medial e externo ou lateral), que estabilizam o joelho, e amortecem os impactos sobre as cartilagens.
A chave para umaarticulação de joelho saudável é a estabilidade da articulação. A configuração óssea, os meniscos, os ligamentos, a cápsula e os músculos que cercam a articulação do joelho produzem a sua estabilidade.
Os ligamentos são os estabilizadores primários para a translação anterior e posterior, angulação vara e valga, e para a rotação interna e externa da articulação do joelho. O ligamento cruzado anterior (LCA) éa restrição predominante ao deslocamento tibial anterior, pois aceita 75% da força em extensão completa e um adicional de 10% (até 90.º) de flexão do joelho. Com esses dados fica evidente que o LCA é o mais exigido no dia a dia de uma pessoa saudável, que pratica esporte por lazer ou profissão.
Anatomia humana[editar]
O joelho é uma articulação sinovial complexa. Na verdade ele possui duasarticulações separadas:
• A articulação fêmoro-patelar consiste na patela, um osso sesamóide que reside no interior do tendão do músculo anterior da coxa (músculo quadríceps femoral), e na superfície patelar na frente do fêmur, na qual ele desliza.
• A articulação fêmoro-tibial liga o fêmur (osso da coxa) à tíbia, o principal osso da perna. A articulação é banhada por um fluido sinovialviscoso, queestá contido dentro da membrana sinovial, ou cápsula articular.
O escavamento atrás do joelho é conhecido como fossa poplítea.
Ligamentos[editar]
Nome Cápsula Origem Inserção Descrição
ligamento cruzado anterior(LCA)
dentro côndilo lateral do fêmur
área intercondilar anterior
O papel do LCA é prevenir o deslizamento anterior excessivo da tíbia em relação ao fêmur
ligamento cruzadoposterior (LCP)
dentro côndilo medial do fêmur
área intercondilar posterior
A lesão deste ligamento é incomum, mas pode ocorrer resultando de uma força de tração traumática do ligamento. Este ligamento previne o deslizamento posterior excessivo da tíbia em relação ao fêmur.
ligamento capsular
- - - -
ligamento patelar
fora patela
tuberosidade da tíbia
- Também Chamado de Tendão Patelar pelomotivo de nao existir uma separação definida entre o tendao do quadriceps (o qual envolve a patela) e a area conectando a patela à tibia. Este forte ligamento ajuda no mecanismo de alavanca da patela e também funciona como tampão para os côndilos femorais.
ligamento colateral medial ou ligamento colateral tibial(LCM)
fora epicôndilo medial do fêmur
condilo tibial medial
O Ligamento Colateral Medialprotege a parte medial do joelho de ser aberto por uma força aplicada nas laterais do joelho (joelho valgo).

ligamento colateral lateral ou ligamento colateral fibular(LCL)
fora epicôndilo lateral do fêmur
cabeça da fíbula
o Ligamento Colateral Lateral protege as laterais do joelho de uma força dobrante interior (joelho varo).

ligamento poplíteo oblíquo
fora côndilo medial da tíbia
-Expansão Tendinosa dos musculo semimembranoso. Fortalece a parte de trás da capsula
ligamento poplíteo arqueado
fora área intercondilar da tíbia côndilo lateral do fêmur a seguir da cabeça fibular Conecta para a porção medial da cabeça fibular Este ligamento fortalece o joelho posterolateralmente e quando lesionado está em combinação com uma lesão do tendão PCL e poplítea.
Menisco[editar]
Osmeniscos são elementos cartilaginosos presentes na articulação do joelho que servem para proteger as extremidades dos ossos de se esfregam entre si e para efetivamente aprofundar os soquetes tibiais dentro dos quais o fêmur se prende. Eles também possuem papel na absorção de choque mecânico. Existem dois meniscos em cada joelho, o menisco medial e o menisco lateral. Um deles ou ambos podem ser...
tracking img