Joelho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LIGAMENTOS MENISCO-MENISCAIS
São ligamentos que ligam os dois meniscos. O ligamento que mais comumente causa problemas na interpretação diagnóstica é o transverso anterior, que une os cornos anteriores de ambos os meniscos. Localiza-se entre a inserção tibial do ligamento cruzado anterior e a gordura anterior de Hoffa. Quando o tecido adiposo do coxim gorduroso de Hoffa se interpõe entre omenisco e o ligamento transverso, a hiperintensidade da gordura pode ser confundida com lesão do corno anterior do menisco. Isto ocorre com mais freqüência no lateral, mas também pode ser visto no medial(9).
O acompanhamento de cortes contíguos pode, facilmente, revelar o ligamento e a verdadeira natureza da hiperintensidade(10) (Figura 2). Também a avaliação do restante do menisco é elucidativa, umavez que lesões isoladas do corno anterior são relativamente raras, principalmente no menisco lateral.
 
[pic]
 
Outros ligamentos que podem causar dificuldades diagnósticas são o transverso posterior, observado em 1% a 4% dos casos, e os menisco-meniscais oblíquos, que se estendem do corno anterior de um menisco para o posterior do outro, sendo identificados como ligamentos medial ou lateral,conforme sua origem anterior(11). Embora infreqüentes, em seus trajetos, por entre os ligamentos cruzados, anterior e posterior, podem ser confundidos com fragmento meniscal.
 
TENDÃO POPLÍTEO
O músculo poplíteo situa-se na face posterior do terço proximal da coxa. Está inserido na face posterior da tíbia, acima da linha soleal. A sua aponeurose se adere ao arco posterior do menisco lateral. Acontração deste músculo traciona o menisco posteriormente, durante a flexão e rotação do joelho(12).
O seu tendão tem curso oblíquo, no sentido médio-lateral e póstero-anterior, indo se inserir no côndilo femoral lateral. O tendão e a sua bainha são estruturas intra-articulares que se interpõem entre o menisco, a cápsula articular e o ligamento colateral lateral(13).
A bainha do tendão poplíteoaparece como uma hiperintensidade linear, que pode ser confundida com lesão do corno posterior do menisco lateral. A orientação desta imagem de sinal hiperintenso, como descrita acima, e o acompanhamento do tendão/músculo nos cortes adjacentes garantirão a correta identificação desta estrutura (Figura 3).
 
FIBRILAÇÃO
A presença de fibrilas na face livre e côncava dos meniscos, que está voltadainternamente, é vista como área de hipersinal nos cortes sagitais e coronais. Este aumento de sinal não corresponde a lesão meniscal, exceto quando uma aparência anormal do menisco, ou outro achado associado, corrobore a hipótese de uma possível lesão(13).
 
LIGAMENTO MENISCO-FEMORAL
O ligamento menisco-femoral une a face medial do corno posterior do menisco lateral à face externa do côndilofemoral lateral, e apresenta dois componentes. Um componente anterior ao ligamento cruzado posterior (LCP), que recebe o nome de ligamento de Humphrey, é mais bem observado nos cortes sagitais, como uma pequena estrutura de sinal hipointenso, abaixo da face côncava do LCP. O segundo componente localiza-se posteriormente ao LCP, podendo ser visto nos cortes sagitais, acima da face convexa do LCP, ounos cortes coronais posteriores. Esta segunda porção recebe o nome de ligamento de Wrisberg. Estas estruturas são visibilizadas em apenas 50% dos exames realizados(14).
Próximo à sua inserção meniscal, este ligamento pode simular uma lesão meniscal, na porção mais interna do corno posterior do menisco lateral (Figura 4).
 
EFEITO DE VOLUME PARCIAL
Este artefato é muito comum nos cortesperiféricos, tanto laterais como mediais, aparecendo como imagem linear hiperintensa, intrameniscal, geralmente na porção média. Este efeito também é o responsável pelo aparecimento de uma hiperintensidade, na face côncava dos cornos posteriores dos meniscos, nos cortes sagitais. Em ambas as situações o hipersinal é devido ao efeito de volume parcial da gordura e elementos vásculonervosos(15). Os...
tracking img