Joao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
necessária a regulação rgunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Correta
Leia com atenção as definições abaixo e responda a questão proposta:
. "tudo o que caracteriza uma população humana";
. "o conjunto de modos de ser, viver, pensar e falar de uma dada formação social";
. "todo conhecimento que uma sociedade tem de si mesma, sobre outras sociedades, sobre o meio material em que vive e sobre suaprópria existência";
. as formas de expressão simbólica desse conhecimento através das idéias, da construção de objetos e das práticas rituais e artísticas”;
. "conjunto de características distintas, espirituais e materiais, intelectuais e afetivas, que caracterizam uma sociedade ou um grupo social (...) engloba, além das artes e letras, os modos de viver, os direitos fundamentais dos sereshumanos, os sistemas de valor, as tradições e as crenças"
Qual o nome do conceito que as afirmações acima definiram?
Resposta
Resposta Selecionada:
Cultura;
Resposta Correta:
Cultura;
Feedback da resposta:
Todas as definições acima tratam de cultura, sendo a última a última a referência da UNESCO (2001) para Patrimônio Cultural. São definições abrangentes que ao mesmo tempo dizemrespeito a tudo e nada.
Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Correta
Um dos principais conceitos da Antropologia considera o outro não como alguém superior ou inferior, mas como detentor de uma cultura diferente da nossa, nem pior ou melhor, porém diferente. O nome desse conceito é?
Resposta
Resposta Selecionada:
Alteridade;
Resposta Correta:
Alteridade;
Feedback da resposta:Desde os primórdios da Antropologia, a arcaica visão do outro basicamente sempre oscilou entre duas grandes visões: ou o outro era uma “besta-fera”, inferior e incivilizada, ou o contrário, um ser civilizado em sua inocência e pureza, uma denúncia viva do estado de opressão que o europeu civilizado vivia. Tal dicotomia persistiu até o início da Ciência Antropológica, quando esta finalmente percebe queo outro não é nem um “selvagem”, um “bárbaro” ou um “civilizado”, mas apenas diferente. É essa a essência do conceito de alteridade, o grande esteio da ciência que estuda as culturas, a diversidade cultural e a identidade cultural.
Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Correta
Muitas vezes a descrição do outro atende a interesses distintos. Pode ser feita para legitimar uma dominação tendo comoobjetivo a inferiorizar a cultura do outro. Mas também a descrição do outro, de outra cultura pode servir de parâmetro para:
Resposta
Resposta Selecionada:
Buscar contradições em sua própria sociedade;
Resposta Correta:
Buscar contradições em sua própria sociedade;
Feedback da resposta:
A descrição do outro também pode atender a interesses distintos, com reações diferentes da doespanto que tende a inferiorizar a outra cultura para legitimar, muitas vezes, uma ação de dominação ou de afirmação etnocêntrica. Existem também aqueles que frente à diversidade, buscam entender as contradições de sua própria sociedade, a fim de perceber que, na verdade, o bárbaro é ele, a sua cultura, sua sociedade. Como disse MONTAIGNE no século XVI em relação aos habitantes originais daAmérica recém conquistada, admitindo que esses podem ser chamados de “(... )bárbaros quanto às regras da razão, mas não quanto a nós mesmos que os superamos em toda sorte de barbárie”. (Apud: LAPLANTINE, 1988:47).
Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

Correta

Como vimos na Unidade 1, poucos conceitos possuem tantas definições como o de cultura e consequentemente, o de diversidade cultural e o decultura tradicional e popular. No Brasil, na IV Conferência de Educação e Cultura na Câmara dos Deputados , foi proposto três eixos sobre o qual a cultura popular brasileira deveria ser analisada. São eles:
Resposta
Resposta Selecionada:
O tratamento contraditório e insuficiente em relação às expressões das Culturas Populares; às dificuldade de reconhecimento das chamadas expressões...
tracking img