jkiadsn

1084 palavras 5 páginas
1.1 Condutores
Um condutor é qualquer meio em que se propaga a corrente elétrica. A explicação pra essa propagação de corrente é devida a perda de elétron com grande facilidade na última órbita eletrônica, em razão da grande distância entre essa última camada e o núcleo, os elétrons ficam fracamente ligados com o núcleo, podendo, dessa forma, abandonar o átomo em virtude das forças que ocorrem no interior dos átomos. Esses elétrons recebem o nome de “elétrons livres”, e são encontrados em alguns tipos de átomos, especialmente os que compõem os metais (ferro, ouro, platina, cobre, prata e outros).
No interior dos metais os elétrons livres vagueiam por entre os átomos, em todos os sentidos. Mas os átomos que perdem elétrons também os readquirem com facilidade dos átomos vizinhos, para voltar a perdê-los momentos depois. Devido à facilidade de fornecer elétrons livres, os metais são usados para fabricar os fios de cabos e aparelhos elétricos, pois são bons condutores do fluxo de elétrons livres.
Materiais condutores
A circulação de uma corrente elétrica é notada em materiais sólidos e nos líquidos, e, sob condições favoráveis, também nos gasosos. Sob o ponto de vista prático, a maior parte dos materiais condutores são sólidos, e dentro desse grupo, com destaque especial, os metálicos. No grupo dos líquidos, vale mencionar os metais em estados de fusão, eletrólitos e o caso particular do mercúrio, único metal que, à temperatura ambiente, se encontra no estado líquido. O mercúrio solidifica-se apenas a – 39 ºC. Quanto aos gasosos, estes adquirem características condutoras sob a ação de campos muito intensos, quando então se podem ionizar. É o caso das descargas através de meios gasosos, como na abertura arco com a formação de um meio condutor conhecido por plasma, e tanto, normalmente, os gases, mesmo os de origem metálica, não podem ser utilizados nem considerados como condutores.
1.2 Dielétricos
Embora os materiais condutores não possam armazenar energia em seu

Relacionados