jkflklfç

1240 palavras 5 páginas
egerq vglkjhealskdghqroahwe
Alteramos nossos Termos de Uso: veja as novidades fechar Bem-vindo(a) à Wikipédia, a enciclopédia livre que todos podem editar.
830 722 artigos em português.
Versão para dispositivos móveis
Ajuda Índice geral Perguntas frequentes Políticas da Wikipédia Portais

Artigo em destaque
Mapa topográfico de Santorini
A erupção minoica de Santorini, também referida como a erupção do Tera ou erupção de Santorini, foi uma catastrófica erupção vulcânica pliniana com um Índice de Explosividade Vulcânica (IEV) de 6 ou 7 e uma Densidade Lítica Equivalente (DLE) de 60 km³, que se estima ter ocorrido em meados do segundo milênio a.C., entre o período de 1 650–1 450 a.C. A erupção foi um dos maiores eventos vulcânicos na Terra registrados na história. A erupção devastou a ilha de Santorini, incluindo o assentamento minoico de Acrotíri, bem como as comunidades agrícolas e áreas em ilhas próximas e na costa da ilha de Creta. A erupção parece ter inspirado certos mitos gregos (entre eles a titanomaquia), da mesma forma que a destruição da cidade de Acrotíri, possivelmente forneceu a base ou inspirou a história platônica de Atlântida. Além disso, são creditada à erupção as mudanças climáticas que afetaram culturas na China. A erupção causou um tumulto no Egito e um tsunami que enfraqueceu a Civilização Minoica, que foi poucos séculos depois, ca. 1 430 a.C., dominada pelos micênicos.

A ilha de Santorini é formada por um grupo circular de ilhas que pertencem ao arquipélago das Cíclades. Esse arquipélago faz parte do arco insular do mar Egeu, formado pela subducção da placa africana com o sistema de trincheiras marinhas helênicas localizadas ao sul de Creta. Estudos geológicos indicam que, ao menos, 12 fases eruptivas ocorreram ao longo dos últimos milhões de anos. Devido à erupção minoica Santorini, que era uma grande ilha circular, o planalto central da ilha entrou em colapso e gerou a caldeira moderna. Atualmente Santorini é formado por

Relacionados