Jjjkjjkjkjk

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Resumo
Caro estudante,
Você iniciará a primeira atividade no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e poderá acessar cada item na sequência que são apresentados. Faça a leitura do conteúdo de cada item, realize as atividades propostas e lembre-se:
* O acesso ao AVA representa 50% da frequência total da disciplina;
* Cada tema de aula acessado valida uma quantidade de presenças,conforme descrito no documento Orientações sobre Avaliação e Frequência nas Disciplinas EAD dos Cursos Presenciais (no ícone Orientações do Menu).
Neste item você tem o resumo do tema de aula. É importante que você faça uma leitura atenta para responder as Questões para Acompanhamento da Aprendizagem.
Você tem alguns recursos a sua disposição:
* Se quiser imprimir o resumo, clique no botão"Imprimir".
* Ao terminar a leitura, clique em "Avançar" para realizar a próxima atividade.
* Se quiser retornar à tela anterior, clique em "Voltar".
Preparado para iniciar suas leituras?
Então, é só começar!!! O resumo está logo abaixo.
Aula-tema 09: Gestão Financeira Pessoal
Você já deve ter ouvido frases do tipo “Não importa quanto eu ganhe, eu gasto tudo.”; “Estou ganhando muito pouco. Odinheiro que ganho, não é suficiente.” ou “Antes de receber meu holerite, já gastei tudo.”
Em situações como essas, é possível assumir o controle da situação e ter a coragem de mudar de postura em relação ao dinheiro e ao futuro. Todos nós estamos sujeitos a vivenciar uma crise financeira. Essa crise pode gerar outras crises como as de ordem familiar, pessoal, emocional e de saúde.
É possívelprever uma crise financeira e também evitá-la por meio de duas importantes ferramentas: o planejamento e o controle, que podem levar você a uma boa gestão financeira pessoal. Uma gestão eficaz, eficiente e efetiva do nosso dinheiro é garantia de reserva para os imprevistos que podem ocorrer na nossa vida e de realização dos nossos objetivos e metas, trazendo melhoria da qualidade de vida presentee futura.
O processo de tomada de decisão para uma boa gestão financeira pessoal assemelha-se à gestão financeira empresarial e envolve duas etapas: a decisão de investir e a decisão de financiar.
A decisão de investir refere-se a todo e qualquer valor que represente saída de dinheiro no presente e no futuro. Os investimentos podem ser temporários ou permanentes. Os investimentos temporáriossão gastos que trazem benefícios temporários. Os investimentos permanentes são aqueles que trazem benefícios no presente e também poderão trazer benefícios no futuro, em longo prazo. Eles representam o resultado do planejamento para garantir um futuro tranquilo. Um exemplo de investimento permanente é o dinheiro aplicado com educação, como, por exemplo, fazer um curso universitário. Ele poderárepresentar a conquista de uma profissão, com melhoria do salário do investidor.
A decisão de financiar está relacionada à tomada de decisão para conseguir crédito a fim de equilibrar a balança financeira ou realizar algum tipo de investimento presente ou futuro, por exemplo, a compra de um carro ou uma casa.
A obtenção de crédito para financiamento pode realizar-se por meio de financiamento deterceiros ou financiamento próprio.
O financiamento de terceiros pode ser obtido por meio de bancos, instituições financeiras ou operadoras de cartões de crédito. O financiamento próprio é aquele que se origina dos recursos aplicados na poupança própria.
Para uma boa gestão financeira pessoal é necessário que não se gaste mais do que você pode ou do que você tem, pois dessa forma será preciso buscarum financiamento, seja por meio do uso do limite do cheque especial ou do cartão de crédito.
Por isso, faça um controle detalhado do seu orçamento. Controlar os gastos e compará-los aos dos valores planejados é a garantia da realização dos objetivos e metas do seu projeto de vida.
Caso você esteja inadimplente em relação às dívidas contraídas no passado, procure o credor o mais breve...
tracking img