Jhon ruskin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Conteúdo
Contextualização histórica 4
John Ruskin 4
Movimento Arts & Crafts. 4
Pensamento 4
Restauro 4
Consequências Erro! Indicador não definido.
Bibliografia:....................................................................................................4



Contextualização histórica.

Meados do século XIX movimentos em prol daconservação dos monumentos históricos ganharam força com a participação de John Ruskin, suas idéias de conservar os bens do passado é o que hoje conhecemos como patrimônio material e imaterial.
Nesse período a Europa passava por muitas transformações geradas pela revolução industrial. Produção em massa, popularização, aumento na desigualdade social, péssimas condições de trabalho e trabalho infantil.A revolução industrial trouxe com ela muitos efeitos nocivos à população, a mecanização desvalorizava o artesanato e o trabalho manual o que acabava com os antigos costumes sociais e culturais além das maquinas que espalhavam a poluição.
Por isso, Ruskin lutava contra os efeitos nocivos da industrialização e revelou sua forte ligação com a cultura tradicional. Chegou a citar que não queria sequer seus livros transportados por ferrovias.

John Ruskin.

John Ruskin nasceu em Herne Hill, Londres no dia 8 de fevereiro de 1819 e morreu em 20 de Janeiro de 1900. Filho único de um casal escocês, seu pai John James Ruskin era um rico comerciante de vinho e sua mãe Margareth Ruskin uma descendente de protestantes foi quem o alfabetizou em casa.
Ruskin graduou-se pela universidade deOxford em 1842. Muito conhecido por ser multicultural ele era poeta, desenhista, arquiteto, sociólogo, pintor, professor de Belas Artes na universidade de Oxford, ambientalista, filósofo, crítico de arte, escritor, crítico social britânico e fez ensaios sobre arte e arquitetura que foram extremamente influentes na era vitoriana, repercutidos até hoje.
Escreveu muitos livros de muita importância,entre eles Pintores Modernos publicado em 1843, As sete Lâmpadas da Arquitetura publicado em 1849 e que revela uma forte ligação de Ruskin à arquitetura gótica onde ele crítica o trabalho de restauradores que na preservação das construções medievais interferiam nelas agregando elementos novos, As Pedras de Veneza publicado entre 1851 e 1853, Pinturas Modernas que teve cinco volumes publicados entre1842 – 1860, artigos em áreas como geologia, mitologia e arquitetura, livro A poesia da arquitetura publicado em 1837 em fascículos no Architetural magazine, 1870 publicou um caderno de leituras da universidade de Oxford, onde lecionava artes, e também publicou muitos outros livros não menos importantes.
A partir de 1851, foi um defensor inicial e patrono da irmandade Pré – Rafaelita, inspirando acriação do movimento Arts & Crafts.

Movimento Arts & Crafts.


Com a Revolução Industrial na Europa criando a produção em massa e a popularização, não estava deixando Ruskin nada satisfeito que junto com William Morris criticavam a falta de identidade nos objetos e entendiam que a estética deveria estar aliada a função e a forma e com essa bandeira iniciaram o movimento Arts &Crafts.
O objetivo: a busca de iguais condições entre artesãos e artistas e uma estética totalmente ligada ao fazer artesanal. E a valorização do artesão como artista.
Para Morris, todos os objetos deveriam deixar clara a identidade do seu artesão-artista.
Durou relativamente pouco tempo, mas influenciou o movimento francês da Art Noveau e a escola de Bauhaus é considerado por diversoshistoriadores como uma das raízes do modernismo no design gráfico, desenho industrial e arquitetura.
A Bauhaus desejou, assim, uma produção de objetos feitos por poucos e adquirido por poucos, nos quais a assinatura do artesão tem um valor simbólico fundamental. De forma ampla, a Bauhaus herda uma reação gerada do movimento de Morris contra a produtividade anônima dos objetos da revolução industrial....
tracking img