jhjahja

601 palavras 3 páginas
As pneumonias (PNM) estão entre os quatro tipos de infecções, mais frequentes, juntamente com as infecções cirúrgicas, sepse e infecções urinárias.

A pneumonia se refere à inflamação distal do pulmão causada por infecção por micro-organismos e é caracterizada histologicamente pelo acúmulo de neutrófilos nos bronquíolos distais, alvéolos e interstício.

As pneumonias adquiridas no hospital (PAH) são definidas como processos inflamatórios infecciosos que se desencadeiam em decorrência do ambiente hospitalar com elevada taxa de mortalidade e morbidade. Um número entre 0,4% a 1,1% dos pacientes hospitalizados desenvolvem a PAH, sendo esta a segunda causa de infecção em pacientes internados, mas a primeira causa em unidades fechadas.

Também devemos saber da existência da Pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM) que pode acometer pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva e que estão respirando através de ventilação mecânica.

A incidência da PAVM é alta, podendo variar entre 6% a 52%, porém depende do tipo de UTI, da população estudada e tipo dos critérios diagnósticos utilizados. Apesar de ser uma infecção importante, possui um diagnóstico dos mais difíceis de ser realizado em um paciente gravemente doente.

Pneumonia por Aspiração é aquela que ocorre pela inalação de secreção orofaríngea e/ou conteúdo gástrico para dentro dos pulmões. Isso pode ocorrer devido ao estado alterado de consciência do paciente, durante administração de dietas via sonda, repleção do estômago quando da dieta mal administrada, dentre outros. Pode desenvolver complicações, tais como abscessos pulmonares, Empiema ou PNM necrotizante.
A Pneumonia apresenta um início rápido e progressivo, porém é uma patologia que tende demorar a melhorar.

Manifestações clínicas mais comuns às pneumonias bacterianas são:
• Calafrios;
• Febre que ascende rapidamente variando entre 39,5°C a 40,5°C;
• Tosse produtiva com escarro purulento;
• Dor torácica pleurítica agravada

Relacionados