jhiuhiu

2025 palavras 9 páginas
Marketing
Economia de Serviços ; Marketing de Serviços; Aspectos valorizados pelos clientes; Fundamentos que sustentam a prestação de serviços como negócios, Momentos da Verdade; Valor e Benefícios, etc;.
Profº Munir Saleh, M.Sc
Economia de Serviços
Considerações iniciais.
 O setor de serviços tem se tornado cada vez mais atuante e presente. Em boa parte do mundo sua participação na economia vem crescendo.
 Segundo estudos do Banco Mundial, no Brasil ele corresponde a mais de 55% do Produto Interno Bruto e é o segmento que mais tem gerado empregos atualmente.
Evolução do Setor de Serviços numa Economia de Mercado.
1 – Inicialmente, quando uma sociedade é pouco desenvolvida, a atividade agrícola é predominante.
2 – O investimento em infra-estrutura e tecnologia e a exploração de matérias-primas criam condições para o fortalecimento da atividade industrial num país, e isso alavanca os mercados de massa voltados para o consumo de produtos.
Evolução do Setor de Serviços numa Economia de Mercado.
3 – Com o aumento da renda per capita, os consumidores preferem cada vez mais pagar para que os outros façam o que eles mesmos faziam. Isso gera novas oportunidades para a oferta de serviços.
4 – Cada vez mais a participação dos serviços na economia cresce, incluindo aquela parcela informal dos pequenos negócios gerados no setor de serviços: lavanderias, baby sitters, perueiros, taxistas, seguranças, jardineiros, personal trainers etc.
Evolução do Setor de Serviços numa Economia de Mercado.
A participação dos serviços no mercado cresce na esteira do próprio desenvolvimento da economia.
Nas sociedades capitalistas, uma das principais características deste setor é a variedade e a diversidade dos modelos de negócios existentes: dos grandes conglomerados às microempresas, passando pelas ONGs e pelo próprio governo, são inúmeros os tipos de prestadores de serviços num país desenvolvido.
Marketing de Serviços
• Como

Relacionados

  • Modelo TCC V03 2012
    1088 palavras | 5 páginas