jh.kjhhj

4041 palavras 17 páginas
INTRODUÇÃO A TEORIA DE ERROS
Profa. Msc. Terezinha Saes de Lima
Instituto Tecnológico de Aeronáutica ITA
Centro Técnico Aeroespacial – CTA
Praça Marechal Eduardo Gomes, 50.
Vila das Acácias, São José dos campos – SP. tereza@ita.br Resumo. Quando procuramos obter resultados através de observações experimentais, devemos ter sempre à mente que nossas observações serão sempre limitadas, no sentido de que jamais retratam com perfeição absoluta a natureza observada. Dessa forma, quando relatamos o resultado da medição de uma grandeza, é de suma importância sabermos quantificar a qualidade do resultado, ou seja, precisamos informar quão boa foi a nossa medição. Para entender como isso deve ser feito, introduziremos alguns conceitos fundamentais (Stempiniak, 1997), e depois abordaremos os itens mais relevantes da Teoria de Erros (Vuolo, 1995).
Palavras chaves: Desvios, Erros, Algarismos Significativos, Propagação de incertezas, Gráficos.
1. Definições e conceitos importantes













As definições aqui apresentadas foram extraídas do Guia da Incerteza de Medição, 2003.
Medição: Conjunto de operações que têm por objetivo determinar o valor de uma grandeza.
Mensurando: Grandeza específica submetida à medição. A especificação de um mensurando pode requerer a informação de outras grandezas, como temperatura, pressão, etc...
Resultado de uma medição: Valor atribuído ao mensurando, obtido por medição. Uma expressão completa do resultado inclui informações sobre a incerteza da medição.
Valor verdadeiro: Valor consistente com a definição de uma dada grandeza específica. É o valor que seria obtido por uma medição perfeita.
Erro: Resultado de uma medição menos o valor verdadeiro.
Desvio padrão experimental: Resultado que caracteriza a variabilidade dos resultados de uma série de medições, ou melhor, caracteriza a dispersão (em torno da média) dos resultados de uma série de medições.
Incerteza de medição: Parâmetro, associado

Relacionados