jgyiutu

1001 palavras 5 páginas
RELATÓRIO DE DETERMINAÇÃO DE LIPÍDIOS

PETROLINA - PE 16 DE ABRIL DE 2014
1 APRESENTAÇÃO

Este relatório descreve as atividades desenvolvidas por Rita de Cássia e Débora Vanessa da Silva, alunas do curso técnico em alimentos, no âmbito da parte experimental da disciplina Química dos Alimentos. Serão descritos o objetivo, a parte experimental, os resultados, a discussão e as conclusões referentes ao experimento intitulado “Determinação da porcentagem de lipídios encontrados na manteiga”.

Petrolina, 16 Abril de 2014.

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

2 INTRODUÇÃO

Os lipídios constituem uma classe grande de compostos que incluem as gorduras, os óleos e as ceras, além de uma variedade de outros compostos como o colesterol, os fosfolipídios e as lipoproteínas. As propriedades destes compostos incluem a insolubilidade em água (polar), a solubilidade em solventes orgânicos (geralmente apolares) e a capacidade de utilização pelos organismos vivos.
Os lipídios desempenham um importante papel no que respeita à qualidade de certos produtos alimentares, particularmente em relação às propriedades organolépticas que os tornam desejáveis, por exemplo, flavor, cor, textura, etc. Por outro lado, conferem valor nutritivo aos alimentos, constituindo uma fonte de energia metabólica, de ácidos graxos essenciais, tais como ácidos linoleico, linolênico e araquidônico, e de vitaminas lipossolúveis.
A determinação do teor de lipídeos em alimentos é de uma importância nutricional muito grande, uma vez que os compostos lipídicos são importantes fontes de calorias. Cada grama de gordura fornece 9 kcal, mais que o dobro fornecido por carboidratos e proteínas. Determinando o teor de lipídios é possível realizar uma rotulagem nutricional precisa fazendo com que o consumidor fique ciente sobre o quanto de gordura está ingerindo em sua alimentação
O

Relacionados