JEJUISTAS

1591 palavras 7 páginas
PROJETO "MISSÕES JESUÍTICAS: UMA ABORDAGEM CULTURAL NO SOLO CAPIXABA"
1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

3-INTRODUÇÃO Estudar a identidade e à cultura de um povo é vivenciar momentos de pesquisa e busca de conhecimentos, que constituirão elementos marcantes de formação acadêmica e de organização de sua própria história. Por isso trabalhar uma temática que aborda as missões jesuíticas no território capixaba, coloca o educando em interação com a história, que por sua vez traz reflexos na história de seu lugar, de sua família ou de seu país.
A influência dos jesuítas na história do nosso povo é constituída de muitas ações, que tiveram influência na área arquitetônica, educacional, econômica e religiosa.Ainda no período colonial contribuíram nas construções de Igrejas, colégios e principalmente na fundação de vilas, que mais tarde originaram-se cidades como , por exemplo, Serra, Aracruz, Anchieta e Vila Velha. O projeto em questão propõe aliar o conhecimento de pesquisa alinhavado em sala de aula com uma visita a Igreja Reis Magos em Nova Almeida-ES, como complementação ao estudo realizado e valorização da cultura e identidade do povo capixaba através das contribuições jesuíticas.
Sem dúvida,conhecer uma Igreja jesuíta é , acima de tudo, uma forma de estar integrado à sua própria vida, pois sabe-se que estas ordens religiosas foram de suma importância para o desenvolvimento do povo brasileiro, em especial o capixaba.

4-JUSTIFICATIVA
Conhecer nossa identidade, nossa história é uma maneira de interagir com o eu- crítico e com o aprendizado individual, servindo este como base para o crescimento e amadurecimento de forma também coletiva. Faz-se necessário, então, um estudo sistematizado, que evidencie o trabalho dos Padres Jesuitas no Brasil, em especial no nosso estado,contribuindo significativamente para elencar informações pertinentes a identidade política e cultural de nosso povo, conhecendo a história desde a colonização.
Em busca do

Relacionados