Jean piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma das teorias mais importantes na educação, à teoria construtivista, surgiu no século XX, a partir das experiências do biólogo, filósofo e epistemólogo suíço Jean Piaget, o qual observando crianças desde o nascimento até a adolescência percebeu que o conhecimento se constrói na interação do sujeito com o meio em que ele vive.
Rompendo com alguns paradigmas da educação, como a ideia de umuniverso do conhecimento dado, seja pela bagagem hereditária ou pelo meio física e social e adotada em escolas de todas as partes do mundo, a teoria construtivista tem sido fonte de críticas, mas também de motivação e de pesquisa para vários estudiosos.
O movimento da escola nova buscou na biologia e na psicologia bases de sustentação para uma ação pedagógica que privilegiou o aluno no processoeducacional. A pedagogia escolanovista incluía em seus pressupostos os princípios de atividade e de interesse e, Piaget, acrescentou o de cooperação, os quais poderiam contribuir para a formação de indivíduos autônomos e solidários, conforme os requisitos de uma sociedade justa. A inserção do escolanovismo no Brasil ocorreu, principalmente, na escola pública, por meio de reformas educacionais realizadasnos estados.
Jean Piaget esteve em terras brasileiras em 1949, representando a UNESCO, num seminário de educação e alfabetização de adultos, no Rio de Janeiro. Desde então, passou a ser considerado por muitos como pedagogo, embora nunca tenha se dedicado a pedagogia.
Até os anos oitenta, a maioria dos piagetianos se dedicava aos aspectos estruturais dos estágios de desenvolvimento da criança, apartir daí houve um aumento de interesse pela pesquisa dos aspectos funcionais, ou seja, pela concepção construtivista e interacionista do desenvolvimento. Leituras parciais e distorcidas, bem como apropriações práticas indevidas da teoria construtivista se difundira no Brasil, o que gerou confusão nos professores que trabalhavam de maneira tradicional e que passaram a realizar atividadesbasicamente mecânicas com as crianças, distorcendo, assim, a teoria de Piaget, a qual não é voltada para a ação pedagógica, mas para a construção do sujeito epistêmico.
A teoria de Piaget para o campo educacional torna-se importante a reflexão diante dos riscos de conceber a perspectiva construtiva como aplicação de método pedagógicos.
A Pedagogia caracteriza-se como um campo mais restrito, deteorização sobre a ação educativa. Alem disso, cabe à pedagogia tratar a ação educativa como ação pedagógica, ”conforme uma perspectiva reflexiva, metódica e sistemática” (DALBOSCO, 2007, p.31).
Segundo Dalbosco, a Pedagogia é um saber de fronteiras, ou seja, esta permanentemente em dialogo com outras áreas de conhecimento. Distanciando-se da teoria como instrumento para a pratica, ou seja, o agirpedagógico como “movimento questionador que esta muito mais preocupado em formular, adequadamente, perguntas do que em buscar respostas certeiras e acabadas”(DALBOSCO,2007,p.77)
De acordo co Bruner (2001), no ato de ensinar estão imbricadas as noções de educador quanto à natureza da mente do aprendiz. ”Uma escolha de pedagogia inevitavelmente comunica uma concepção do processo de aprendizagem e doaprendiz. A pedagogia jamais é isenta. Trata-se de um meio que carrega sua própria mensagem” (BRUNER, 2001, p.67).
“[...] como desenvolvimento de uma atividade assimiladora cujas leis funcionais são dadas a partir da vida orgânica e cujas sucessivas estruturas que lhe servem de órgãos são elaboradas por intenção dela própria com o meio exterior” (PIAGET, 1987, p.336).
Assim, o sentido doconstrutivismo na educação diferencia-se da escola como transmissora de conhecimento, que insiste em ensinar algo já pronto através de inúmeras repetições como forma de aprendizagem. Na concepção construtiva a educação é concebida,segundo Becker (1994,p.89), como “um processo de construção de conhecimento ao qual acorrem, em condição de complementaridade, por um lado, os alunos e professores e, por outro,...
tracking img