Jean carlo pereira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1079 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Materiais de Construção Mecânica
Joãozinho Paloschi Jr.
Metalografia





Acadêmicos: Cassiano Ruthes e Jean Carlo Pereira

Data: 21/06/2012



1 – Introdução
Há muitos séculos atrás o homem descobriu que com aquecimento e resfriamento podia modificar as propriedades mecânicas de um aço, ou seja, torná-los mais duro, mais mole, mais maleável, etc. Tambémdescobriu mais tarde, que dependendo da velocidade com que resfria o aço, influencia drasticamente nas modificações das propriedades.
O tratamento térmico é descrito em três fases, aquecimento, manutenção da temperatura e resfriamento. Esses processos são realizados para modificar suas formas físicas e químicas, porém não alterando a forma do produto.
O tratamento térmico é normalmenteassociado com o aumento da resistência do material, mas também pode ser usado para melhorar a usinabilidade, a conformabilidade e restaurar a ductilidade depois de uma operação a frio. Logo, o tratamento térmico é uma operação que pode auxiliar outros processos de manufatura e melhorar o desempenho de produtos, aumentando sua resistência ou alterando outras características desejáveis.1.1 – Normalização
A normalização visa refinar a granulação, sendo que trata-se de um aquecimento até a temperatura de zona crítica, ou seja, formação de Austenita, sendo posteriormente resfriado à temperatura ambiente, resultando assim em uma microestrutura mais fina devido a sua uniformidade.




1.2 – Recozimento Pleno
É o tratamento térmico realizado com o fim dealcançar um ou vários dos seguintes objetivos: remover tensões devidas aos tratamentos mecânicos a frio ou a quente, diminuir a dureza para melhorar a usinabilidade do aço, alterar as propriedades mecânicas como resistência, ductilidade, etc., modificar características elétricas e magnéticas, ajustar o tamanho de grão, regularizar a textura bruta de fusão, remover gases, produzir uma microestruturadefinida, eliminar enfim os efeitos de quaisquer tratamentos térmicos ou mecânicos a que o aço tenha sido anteriormente submetido. Os processos de recozimento subdividem-se ainda Processo de recozimento total ou pleno, recozimento isotérmico ou cíclico, coalescimento ou ainda recozimento para alivio de tensões.
O recozimento total ou pleno consiste em aquecer o aço acima da zona crítica, duranteo tempo necessário e suficiente para se ter solução do carbono ou dos elementos de liga no ferro gama, seguido de um resfriamento muito lento, ou mediante o controle da velocidade de resfriamento do forno ou desligando-se o mesmo e deixando que o aço resfrie ao mesmo tempo em que ele. Nestas condições obtém-se perlita grosseira que é a estrutura ideal para melhorar a usinabilidade dos aços debaixo e médio carbono.




1.3 – Têmpera
O tratamento térmico de têmpera nos aços tem como objetivo a obtenção de uma microestrutura que proporcione propriedades de dureza e resistência mecânica elevadas. Neste processo, a região a ser temperada é inicialmente aquecida à temperatura de austenitização e em seguida, é submetida a um resfriamento rápido. A microestrutura resultante écomposta predominantemente de martensita, uma fase que apresenta elevada dureza. Durante o processo de resfriamento, a queda da temperatura promove transformações estruturais que acarretam o surgimento de tensões internas. O desenvolvimento destas tensões internas, por sua vez, influencia a cinética das transformações de fase, alterando as temperaturas em que estas transformações ocorrem. Desta forma,é necessário conhecer o comportamento termomecânico do aço durante todo o processo para descrever adequadamente um tratamento térmico como a têmpera. A têmpera em aços é, portanto, um problema complexo que envolve o acoplamento entre fenômenos térmicos, de transformação de fase e mecânicos.




2 – Método Experimental


2.1 – Materiais Utilizados


- Reagente Nital...
tracking img