O poder

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Poder (do latim potere) é, literalmente, o direito de deliberar, agir e mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, ou o império de dada circunstância ou a posse do domínio, da influência ou da força.
A sociologia define poder, geralmente, como a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, mesmo se estes resistirem de alguma maneira. Existem,dentro do contexto sociológico, diversos tipos de poder: opoder social(de Estado); o poder econômico(poder Empresarial); o poder militar(poder político); entre outros. Foram importantes para o desenvolvimento da atual concepção de poder os trabalhos de Michel Foucault,Max Weber, Pierre Bourdieu.
Dentre as principais teorias sociológicas relacionadas ao poder pode-se destacar a teoria dos jogos,ofeminismo, o machismo,o campo simbólico o especismo e muitos outros que se desenvolverão segundo o professor Fernando Henrique Cardoso.
Pois a nível de Estado, conforme os ditos Professores, a política define o poder como a "capacidade - soberana" de se - impor algo, dai a "soberania - nacional", sem alternativa para a desobediência dentro do chamado "Estado-de-Direito". Segundo oProfessor Fernando Henrique Cardoso(FHC), em sua obra Sociológica (vide seus inúmeros livros, de conhecimento público, principalmente os que abordam a de introdução básica do estuda da Sociologia como Ciência). O poder político, quando reconhecido como legítimo, dentro de um Estado Constitucional é sancionado pelo Congresso Nacional, como executor da ordem estabelecida, coincide com a Autoridade, mas hápoder Político(Militar), distinto desta e que até se lhe opõe, como acontece na Revolução ou nas Ditaduras, dai estabelecendo-se uma nova ORDEM, diferente da primeira, segundo o Professor Fernando Cardoso (FHC, como seus alunos o chamavam) de Sociologia. É relevante portanto, segundo o emérito professor, a existência de mais de um Partido para classificá-lo como Democrático, dai no Brasil o criadoo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), em contra-partida a Aliança Renovadora Nacional (ARENA).
PODER
A noção de poder envolve aspectos mais amplos e complexos do que o mero exercício da autoridade sobre outrem. O poder pode ser exercido desde às formas mais sutis até aos níveis mais explícitos e comumente identificáveis. Assim sendo, caracterizar o abuso de poder deixa de ser uma tarefa de simplesidentificação da ação do forte sobre o fraco, passando a considerar que o poder, em determinadas situações e circunstâncias, muda de mãos e ganha nuances implícitas, que dificultam a identificação do abuso do mesmo.
Uma pessoa em situação desvantajosa que saiba identificar em que aspectos tem poder, pode usar de artifícios abusivos para sair da posição desvantajosa. Isso pode ser facilmenteidentificado em países democráticos, nos quais os direitos das minorias são salvaguardados e que indivíduos pertencentes a estas minorias aproveitam-se do argumento dopoliticamente correcto para neutralizar seus adversários em questões jurídicas, por exemplo. Nestes casos, o direito adquirido legitimamente e ideologicamente correcto, aceite socialmente, passa a ser uma forma de poder nas mãos de quem odetém. Poder este que pode ser exercido da forma genuína ou da forma abusiva, dependendo do caso.

Os Tipos De Poder
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3
2. O PODER 4
2.1. OS MODOS DE PODER 4
2.2. OS TIPOS DE PODER 4
3. OS TIPOS DE PODER E SUA INFLUÊNCIA NA SOCIEDADE 6
3.1 A RESPOSTA DO SUBORDINADO PARA CADA TIPO DE PODER 6
3.2 OBDIÊNCIA, RESPOSTA AO PODER COERCITIVO E DE RECOMPENSA 6
3.3CREDIBILIDADES, RESPOSTAS AOS PODERES: LEGÍTIMO, ESPECIALIZAÇÃO E REFERÊNCIA 7
4.0 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

OS TIPOS DE PODER, OS TIPOS DE CONFORMIDADES RELACIONADOS AOS TIPOS DE PODER E SUA INFLUÊNCIA NA SOCIEDADE

1. INTRODUÇÃO

O intuito deste trabalho é dissertar sobre os tipos de poder, os tipos de conformidades relacionados aos tipos de poder e sua influência na...
tracking img