Java me

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1986 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Plínio Leite












Trabalho Linguagem de Linguagem de Programação IV

Java ME
















Niterói
2012


História




Java Plataform, Micro Edition, Java ME, ou ainda J2ME, é uma tecnologia que possibilita o desenvolvimento de software para sistemas embutidos, ou seja, um sistema microprocessado no qual o computador écompletamente encapsulado ou dedicado ao dispositivo ou sistema que ele controla, desempenhando alguma tarefa que seja útil para o dispositivo.
É a plataforma Java mais usada para dispositivos compactos, como celulares, PDAs (PalmTops), controles remotos, e uma outra gama de dispositivos.
Java ME é uma coleção de API’s (Application Programming Interface ou Interface de Programação deAplicativos) do Java definidas através da JCP (Java Community Proccess).
A comunidade JCP adotou duas abordagens para especificar as necessidades dos pequenos dispositivos.
Primeiramente, levando em conta a arquitetura computacional, eles definiram o ambiente de execução JRE (do inglês Java Run-Time Environment), e um conjunto de classes básicas, chamadas de core, que operam sobrecada dispositivo. Isso foi denominado Configurações (do inglês Configurations). Uma configuração define a JVM (Java Virtual Machine) para um pequeno e específico dispositivo computacional. Há duas configurações para um dispositivo embutido, uma para dispositivos com maior capacidade computacional (do inglês High-end consumer devices), denominado CDC (Connected Device Configuration). A outra commenor capacidade computacional (do inglês Low-end consumer devices), denominado CLDC (Connected Limited Device Configuration).
A segunda abordagem foi definida como um perfil (do inglês profile). Um perfil consiste em um conjunto de classes que possibilita os desenvolvedores de software implementarem as aplicações de acordo com as características das aplicações dos pequenos dispositivoscomputacionais. Foi denominado o MIDP (Mobile Information Device Profile), oferecendo recursos como rede, componentes de interface, armazenamento local, etc.
Atualmente o JavaME é responsável pela grande maioria dos jogos para celulares que circulam no mercado, um jogo uma vez escrito pode ser rodado teoricamente em qualquer dispositivo desde que este possua uma maquina virtual instalada (apesarque nem sempre é assim).

Segundo dados apresentados no JavaOne 2005:

- 708 milhões de celulares rodando Java.
- 635 modelos de celular com suporte a Java.
- 32 fabricantes de celulares Java.
- 140 operadoras de telefonia móvel usando Java.
- 4,5 milhões de desenvolvedores Java.







Características




Foi desenvolvido para dispositivos com recursos limitados e detela pequena que não tem suporte a animações ou interface gráficas sofisticadas.
Muitas funcionalidades foram adicionadas ao J2ME nos últimos anos, bem como existem novas tecnologias disponíveis nos dispositivos, como GPS. Isto permitiu a criação de aplicativos sofisticados como Google Gmail Client ou o browser Opera mini.
A plataforma Java é conhecida pelo conceito Write once, runanywhere (Escreva uma vez, rode em qualquer lugar), o que é bastante interessante, pois permite você escrever um código que poderá ser executado (na teoria) em qualquer celular que tenha suporte a JavaME. Apesar de nem sempre ser assim, algumas vezes a compatibilidade fica prejudicada (conflito com resoluções diferentes, por exemplo) e o código precisa ser portado.
Aplicações escritas em JavaMEsão mais lentas que aplicações feitas em Symbian C++. Seu tempo de carregamento (starter time) é bastante alto comparado a outras linguagens e a falta de recursos para acessar os recursos mais poderosos dos dispositivos fazem a linguagem ficar um pouco limitada.

Prós:

- Inclui uma parte da linguagem e bibliotecas padrão do Java;
- Recursos fáceis de usar para tarefas comuns, como...
tracking img