Java embebbed

4408 palavras 18 páginas
Programando com Java Artigo – http://mballem.wordpress.com/

JDBC com Banco de Dados Standalone
Autor Marcio Ballem: é formado em Sistemas de Informação e possui certificação Oracle Certified Professional, Java SE 6 Programmer. Trabalhou profissionalmente com desenvolvimento em Delphi 7 e Java JEE.
Introdução Imagine que você está desenvolvendo uma aplicação em Java e que esta aplicação é simples, sem a necessidade de acesso via rede por outros computadores. E você acaba escolhendo um banco de dados como MySql, Oracle, DB2, PostgreSql, entre outros. Então terá que instalar no computador do seu cliente um gerenciador de banco de dados, tornando mais complicada uma coisa que seria muito simples. Nesta situação muitos acabam decidindo usar o MS Access, por não precisar da instalação de um gerenciador de banco de dados. Bom, já descomplicou um pouco, mas por que o MS Access e não um banco de dados como Derby, HSQLDB, Firebird, SqlLite? Todos esses bancos de dados possuem a resposta para o problema, como o MS Access eles também possuem a versão chamada Standalone, ou embarcado como alguns costumam chamar. Neste artigo irei comentar e exemplificar como utilizar o Derby e o HSQLDB de forma standalone, sem que em momento algum precise utilizar um gerenciador de banco de dados nem para a criação do banco de dados, de suas tabelas e colunas.

1. JDBC Java Database Connectivity API, ou apenas JDBC, é uma maneira desenvolvida pela Sun para resolver os problemas de conexão de aplicações escritas em Java com gerenciadores de banco de dados, os SGDB's. O JDBC torna a vida do programador mais fácil por que ele apenas se preocupará com o desenvolvimento da aplicação. Para cada banco de dados existe um Driver JDBC especifico, assim uma aplicação escrita em Java para o banco de dados MySql, pode acabar sem nenhuma ou quase nenhuma alteração quando utilizada com outro banco de dados qualquer, bastaria apenas o driver JDBC referente e a configuração da chamada "string de

Relacionados