Jardins

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Explique o que é parterre (com imagem).

[pic]

[pic]

[pic]

2.Explique a diferença entre o jardim Italiano e o Francês.

O jardim francês utiliza monumentos esculturais, parterres e fontes em escala monumental, trazendo uma sensação de lugar infinito, já o Italiano é feito em escala humana, possui suas parterres, fontes e esculturas, e jardim é uma moldura, trata a vegetaçãocomo um elemento escultural arquitetônico, possui calhas, mas bem menores em relação ao modelo Francês.

3. Explique a diferença entre o jardim Francês e o Inglês.

O jardim francês é um jardim que é muito comum o uso de monumentos esculturais, parterres, fontes, calhas, etc. O jardim inglês, veio de um estilo diferente, no caso abandonando depois de um tempo os monumentos e se voltandopara o naturalismo, fazendo uma intervenção brutal na natureza, mas não tem aparência.

4. Escreva um parágrafo sobre as diferenças entre os modelos ingleses do século XVIII e XIX.

No século XVIII, era utilizado apenas o extrato informal (grama) e o extrato superior (copa de árvore), não existe o hábito do uso da flor, as estufas não existem, apenas dois estilos simultâneos de paisagismoque é o Arcadico, por William Kent, Henry Hoare e Charles Bridgman, que mantém os elementos Greco – Romanos, e o Pitoresco, trazido por Lancelot Brown conhecido como Capability, anulando as influencias Greco – Romanas, o paisagismo é exclusivamente rural. A grande discussão no inicio do século XVIII é usar ou não usar parterres e depois da metade do século XVIII era de usar ou não elementos Greco –Romanos. Eram utilizados como elementos: estátuas, vasos e pontes. A botânica é inventada por botânicos ingleses e alemães.
No século XIX era comum o uso de todos os extratos, o uso das flores aparece com Humphyrepton, que trás juntamente com Joseph Paxton as estufas. Surgem cinco estilos simultâneos de paisagismo, um deles é o de Willian Robson que pretende construir com vegetação naturalda ilha, e o estilo Joseph Paxton que pretende construir somando o natural com o exótico dentro das estufas. A grande discussão teórica na Inglaterra no século XIX é o uso ou não usa das plantas exóticas e no final do século é o uso dos grupos ecológicos através do norte americano Frederick “low” Olmsted. A botânica é super desenvolvida e aparecem as grandes viagens/expedições científicas.Aparece o jardim residencial, burguês e o parque urbano, através de Humphy Repton aparece a arborização e planificação visual do ambiente urbano além de iniciar o planejamento paisagístico.

5. No séc. XVIII você consegue visualizar alguma profunda diferença entre Lancelot Brown
e seus rivais?

Era criticado por ter seu trabalho com uma aparência natural, dando idéia de não terem sidosprojetados, era um paisagista que não tinha o interesse em utilizar monumentos Greco-Romanos , diferente de todos os outros paisagistas.
Claramente vimos que o Lancelot Brown é um paisagista muito bom, e se destacava, conhecido como Capability, de sua própria autoria, pois ele dizia aos seus clientes que o seus jardins tinham capacidade, possibilidade.

6. Qual a origem e a estratégia dojardim Chinês.

O paisagismo chinês expressa a relação entre homem e natureza, e a apreciação deste cenário, o confucionismo foi adotado pelo estado da china para a educação e administração de seu povo, e tinha como prioridade visar a harmonia do corpo social, através das virtudes éticas. Diferente de seus interesses, é o Teo e sua doutrina o “teoismo” que prega um excesso para o grande edesconhecido universo em que nós vivemos, tal universo compreende a noção da natureza. O tao propõe a experiência pessoal do indivíduo para tirar desta o conhecimento, o resultado é a integração do homem e a natureza, as primeiras manifestações do tao é a clássica pintura chinesa ligada a percepção dos fenômenos da natureza.
O budismo entra na china após o Tao. O confucionismo dirá sobre a...
tracking img