JARDINS COMO ELEMENTO ORDENADOR NA PAISAGEM DA IDADE MÉDIA E NO RENASCIMENTO

1203 palavras 5 páginas
UNIERDIDADE FEDERAL DE PERAMBUCO
CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO
DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

JARDINS COMO ELEMENTO ORDENADOR NA PAISAGEM DA IDADE
MÉDIA E NO RENASCIMENTO

Eduardo Firme

Recife, 2014

1

IDADE MÉDIA

Idade média compreende o período vivido na Europa entre os séculos V e XV, iniciado no colapso do Império Romano e encerrado com o fim da Revolução Francesa.
A migrações bárbaras interromperam grande parte das rotas comerciais, obrigando os europeus a modificar radicalmente seus costumes e valores, como o retorno a economia rural. Para este trabalho será interessante considerar que o luxo e o requinte foram abandonados e uma nova hierarquia de valores fora desenvolvida: A Igreja Católica estava acima de todos nesta nova
"pirâmide".
O verde foi praticamente banido da vida urbana das cidades fortalezadas, como uma mancha cinzenta sob a natureza nativa ou sobre os campos, e no centro delas, como marco urbano estavam as igrejas, ou mosteiros. Pode-se dizer então que os jardins perderam sua vez na vida pública das cidades, limitando-se à escala familiar.
Ilustração 1: Gravura da planta de Bruges, cidade medieval localizada na atual Bélgica.
(fonte:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d9/Brau
n_Brugge_UBHD.jpg)

Nesta nova dimensão, os jardins desta época podem ser classificados em dois estilos, segundo Winters: os Jardins Monacais e os Mouriscos. Os monacais são basicamente uma tentativa de reprodução dos jardins luxuosos da tradição romana, associado a busca pela produção local (subsistência). Como o próprio nome afirma (relativo a monge ou à vida no convento), estes jardins estavam implantados nos mosteiros, e em palácios como o Château de Villandry, construído já início do Renascimento, onde este estilo de jardim já não se limitava aos mosteiros.

Geralmente estes jardins eram divididos em 4 partes, separados ortogonalmente por alamedas e caminhos menores, formando um desenho de cruz,

Relacionados