Janelas quebradas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA JANELAS QUEBRADAS

Texto: JANELAS QUEBRADAS, TOLERÂNCIA ZERO E CRIMINALIDADE.
A criminalidade no Brasil esta em ascensão a cada dia e a população esta pressionando as autoridades atomarem medidas estratégicas para o declínio da criminalidade e insegurança no país. No texto: Janelas Quebradas, Tolerância Zero e Criminalidade retrata a experiência realizada nos EUA em combate acriminalidade, através da teoria das janelas quebradas e tolerância zero no qual ouve redução significativas da criminalidade.
Um estudo realizado por Kelling e Wilson em 1982 afirmava “que se uma janelafosse quebrada de uma fábrica ou de um escritório e não fosse imediatamente consertada” ali seria o princípio da desordem em comunidade, consequentemente a criminalidade. Pois “Em pouco tempo, algumaspessoas começariam a atirar pedras para quebrar as demais janelas. A esta altura, apenas os desocupados, imprudentes, ou pessoas com tendências criminosas, sentir-se-iam à vontade para ter algumnegócio ou mesmo morar na rua cuja decadência já era evidente” Portanto as famílias de bem se sentiriam acuadas em morar nesta localidade, deixando o bairro a mercê dos desordeiros. Desta forma a nãorepreensão a pequenos delitos e contravenções leva a criminalidade.O estudo ficou conhecido como: Broken Windows Theory (A teoria das Janelas Quebradas) e que posteriormente foi implantada como “TolerânciaZero”.

Segundo Kelling e Coles um dos fundamentos para o combate a desordem e o crime é a presença da autoridade policial na comunidade com o patrulhamento a pé denominado (Foot Patrol),repreendendo os pequenos delito dos indivíduos. Assim acreditam os estudiosos que tal ato seria mais eficaz, para a união de forças com a sociedade e manter a ordem e deter a criminalidade, modelo utilizadoatualmente na missão da Polícia Militar do Estado do Amazonas.

Nos EUA a “Tolerância Zero” foi aplicada com a retomada do metrô em Nova Iorque, no qual Bratton, um policial de Bostos, identificou...
tracking img