Jamila monteiro dos santos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Título: Caracterização eletroquímica de célula a combustível microbiana alimentada com vinhaça

Diagnóstico:

O tratamento convencional de efluentes ou resíduos industriais e domésticos nãopermite a captura dos elétrons gerados durante o metabolismo da matéria. Por outro lado, uma célula a combustível microbiana permite que os elétrons oriundos do metabolismo sejam recuperados por um meiocondutor externo, gerando uma corrente elétrica.

O Brasil é o segundo maior produtor de etanol do mundo e com boas perspectivas para chegar à primeira posição em um futuro próximo. Para cada litro deetanol produzido são gerados entre 10 e 12 litros de vinhaça. Uma pequena parte desta produção volta para o solo na forma de adubo, pois a vinhaça contém micronutrientes. O restante geralmente édescartado em rios sem nenhum tratamento prévio, causando o fenômeno da eutrofização e morte dos peixes além do mau cheiro e prejuízos a fauna e flora. Tudo isso se da sua por sua riqueza em matériaorgânica, baixo pH, elevada corrosividade além de alta temperatura.

Soluções Propostas:

A célula a combustível microbiana é um dispositivo que pode funcionar como fonte de energia sustentável, ouseja, causa um pequeno impacto ambiental, podendo ser uma alternativa para atender lugares mais afastados dos grandes centros urbanos, é uma energia renovável, utiliza como substrato os resíduos ouefluentes industriais e domésticos, que são jogados em rios, solos, etc. Além disso, pode ser operada localmente, reduzindo os custos para sua geração.  Neste trabalho analisaram-se amostras com 1, 2, 4,6,10 e 15% de vinhaça, através da inoculação do meio ideal para crescimento RCM (Reinforced Clostridial Medium) a fim de verificar o crescimento da bactéria Clostridium butiricum nestas soluções (Fig.1). Para este propósito todos os instrumentos utilizados foram esterilizados na autoclave, capela de fluxo horizontal e com a chama acesa do bico de Bunsen.

Resultados Alcançados:

Os estudos...
tracking img