JADEH Elaboracao

1361 palavras 6 páginas
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
DISCIPLINA: ELABORAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO

RESUMO DO TEXTO "CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO" E
FICHAMENTO DO TEXTO "PARADIGMA E REVOLUÇÃO CIENTÍFICA"

JADEH FERRER CARVALHO PINTO
1512327/3

MARÇO/2015
FORTALEZA, CE

JADEH FERRER CARVALHO PINTO

RESUMO DO TEXTO "CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO" E
FICHAMENTO DO TEXTO "PARADIGMA E REVOLUÇÃO CIENTÍFICA"

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina de
Elaboração do Trabalho Científico, à
Professora Lia Mara Silva Alves.

MARÇO/2015
FORTALEZA, CE

RESUMO DO TEXTO "CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO"

RODRIGUES, Auro de Jesus. Metodologia científica: completo e essenciial para a vida universitária. São Paulo: Avercamp, 2006.

O Conceito de Ciência
A ciência pode ser considerada uma integração de conhecimentos, que possui como finalidade buscar uma maneira racional e sistemática de descrever determinados acontecimentos. Além disso, esta pode ser questionada, julgada e reavaliada, diferentemente do dogma. De acordo com Auro de Jesus Rodrigues (2006), a necessidade de desenvolver o estudo do método científico é criado pois o ser humano procura, constantemente, descobrir e dominar os fenômenos por meio da razão e da própria ciência.
Com o passar dos séculos, as primeiras descobertas científicas desenvolveram-se por técnicas diferentes, de modo que foram sendo criados os métodos que distinguem o conhecimento científico e outros tipos de saberes. A revolução científica ocorrida entre os séculos XV e XVII é considerada a mais radical e lenta, pois tinha como objetivo criticar os dogmas impostos pela Igreja Católica. Esta revolução criou o método experimental de maneira que, após várias décadas, pudesse ter sido desenvolvido o estudo de conhecimentos mais objetivos, que acabaram por desenvolver outras ciências ainda mais objetivas e assim em diante. A investigação científica possui uma ordem sequencial. Francis Galton, em 1851,

Relacionados