J2me

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO À JAVA MICRO EDITION (J2ME)

Fabio Cesar Lazarini

Prof. Glauber da Rocha Balthazar

Faculdade Carlos Drummond de Andrade

Sistemas Distribuídos

Resumo - Este artigo tem como foco, compreender a estrutura do Java Micro Edition (J2ME), e conhecer como funciona a tecnologia, onde é aplicada, as vantagens e desvantagens de utilização, ambientes de programação em conjunto comoutras tecnologias e as ferramentas necessarias para instalação e implementação da tecnologia.

Abastract - This article focuses on, to understand the structure of the Java Micro Edition (J2ME), and knowing how the technology works, where it is applied, the advantages and disadvantages of use, programming environments in conjunction with other technologies and tools needed for installation andtechnology implementation.

1. Introdução

Conforme o conteudo disponivel em http://www.java.com, explica que J2ME é um conjunto de tecnologias e especificações que tem como alvo disponibilizar uma JVM (Java Virtual Machine), API (Application Programming Interface) e ferramentas para equipamentos portáteis, em diferentes segmentos do mercado de dispositivos, mas grande parte destesdispositivos fica por conta dos celulares e smartphones. Segundo uma publicação feita pelo Site: http://idgnow.uol.com.br, no dia 16/02/2010, revela que em pesquisa realizada pela International Telecommunication Union (ITU), orgão que regula os padrões globais de telecomunicações, mostra que o mundo tem atualmente cerca de 6,8 bilhões de habitantes, e 5 bilhões de celulares, e se a previsãoda pesquisa do ITU se confirmar, ate o fim de 2010 será 1,36 celular para habitante, e aproximandamente 70% destes equipamentos já tem acesso a tecnologia Java. Portanto existe um grande espaço para desenvolvimento nesta tecnologia.

2. Descrição da Tecnologia

Segundo o Site: http://imasters.uol.com.br, diz que o J2ME tem todas as características para satisfazer as necessidades que odesenvolvimento de software para dispositivos mais limitados impõe (baixo poder de processamento e pouca memória disponível). Porém o site afirma que esta história está mudando, pois o número de aparelhos moderno com alto poder de processamento e uma memória razoável, já está crescendo. Os ceulares são um ótimo exemplo.

Abaixo a Figura 1 exibe a arquitetura do Java Micro Edition, segundo Site:http://imasters.uol.com.br.

Figura 1. ARQUITETURA JAVA MICRO EDITION

Ainda o Site: http://imasters.uol.com.br, mostra as funcionalidades da arquitetura J2ME que é composta pelos seguintes componentes:
• Configurações
• Perfis
• Pacotes opcionais
Tais componentes podem ser escolhidos e combinados para construir um ambiente completo e atender aos requisitos de uma variedade dedispositivos disponíveis no mercado. Cada combinação é otimizada para os requisitos de memória, poder de processamento e funcionalidades de I/O.
• Configurações - Inclui uma máquina virtual, uma interface para as funcionalidades nativas do dispositivo e uma biblioteca de classes bem limitada. Provê apenas funcionalidades básicas para um determinado conjunto de dispositivos que possuemcaracterísticas similares, com conectividade via rede. Atualmente, há dois tipos de configuração:

o Connected Limited Device Configuration (CLDC) - Desenvolvida para dispositivos pequenos com quantidades limitadas de memória: pagers, PDAs (Personal Digital Assistant) mais limitados e telefones celulares. A quantidade de memória disponível para esses dispositivos está em torno de 160 KB e 512 KB. Amáquina virtual é a KVM (KJava Virtual Machine), uma versão mais enxuta da tradicional Máquina Virtual Java (JVM).

o Connected Device Configuration (CDC) - Para dispositivos com maior capacidade de memória (pelo menos 2 MB) e processamento. Implementa a CVM, uma máquina virtual com todos os recursos oferecidos pela JVM.

• Perfis - Conjunto de classes que implementam características...
tracking img