ivatha

1076 palavras 5 páginas
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 4 2 justificativa 5

1 INTRODUÇÃO O objetivo desse trabalho sobre o estudo de caso e o plano de ação sugerindo propostas que possam contribuir para minimizar a discriminação racial e o preconceito no espaço escolar. A escola é um espaço educativo privilegiado para estudo das questões raciais,ou seja configura um espaço possível de contribuir para a superação do racismo. Embora na escola,muitas vezes, alguns educadores desconsiderem que existe a prática do racismo, sabemos que essa prática existe, mesmo sendo ocultada. Outros fatores que apontam possibilidades dessa escola trabalhar tais questões são seus aspectos físicos, históricos e culturais. Portanto, desenvolver um senso critíco sobre o preconceito racial, bem como trabalhar os valores humanos para que os alunos se fortaleçam como sujeito social e cidadão.

2 justificativa
Na escola, valores sociais e morais são reforçados e nela também que muitos preconceitos são perpetuado de forma quase impercepitível. Portanto também na escola que se deve propiciar a reflexão crítica sobre a valorização da cultura negra, criando espaços para manifestações artistícas que proporcionem reflexão critica da realidade e afirmação positiva dos valores culturais negros pertencentes a nossa sociedade. Com essa ação espera-se que a consciência de valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo.

3 OBJETIVOS 3.1 GERAL

Conhecer os valores e as tradições culturais negras desenvolvendo ações contra o preconceito e a discriminação étnico racial, com atitudes de respeito, cidadania, solidariedade e tolerância ao outro.

3.2 ESPECÍFICOS

Relacionados