itrodução de Gado e Equinos no Brasil

2011 palavras 9 páginas
Introdução dos Primeiros Animais ao Brasil

Origem do Cavalo no Brasil

Quando em 1493 realizou sua segunda viagem à ilha de São Domingos, Cristóvão Colombo foi o responsável pela introdução do cavalo na América.
A Chegada de Tomé de Souza ao Brasil
" Os navios de Álvares de Andrade virão. Antes é preciso fazermos uns cercados,para que possam descarregar os cavalos, porcos e outros animais que estão transportando.
Esposa de Martin Afonso de Souza, Ana Pimentel, foi quem trouxe o primeiro animal para a capitania de São Vicente no ano de 1534
Após esse período, os registros de novas introduções de animal no país foram feitos em 1808, quando D.João VI veio para o Brasil e trouxe sua criação de cavalos da raça Alter Real, contribuindo com um importante papel no desenvolvimento das raças Mangalarga e Campolina, que estão entre os melhores animais brasileiros de sela.
A princípio o interesse dos portugueses no Brasil era apenas extrativo, não tendo eles se preocupado em estabelecer uma seleção dos animais, mas apenas uma criação rudimentar que atendesse às necessidades imediatas. Esta criação cresceu tanto numerosamente que daqui foram exportados cavalos para outras colônias portuguesas. Sem qualquer seleção, esses cavalos foram se degenerando e a criação só tomou novo impulso com a descoberta das minas de ouro.
Com a necessidade de se estabelecerem Alfândegas “Registros”, com tropas de cavalaria para combater o contrabando de ouro, surgiu o interesse pela seleção de animais.
Dois grandes latifúndios tiveram participação efetiva no início da criação de eqüinos no Brasil: a “Casa da Torre” e a “Casa da Ponte”. A primeira, uma enorme extensão territorial no interior da Bahia, ocupando parte do Piauí, Maranhão e Sergipe – fundada por Garcia D’Ávila, almoxarife e homem de confiança de Tomé de Souza, cujos domínios foram respeitados até por Maurício de Nassau e que possibilitou aos baianos ajudarem o movimento de

Relacionados