Italia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome oficial - República Italiana.

Capital – Roma.

Área - 301.278km².

Habitantes - 57,8 milhões.

Nacionalidade – Italiana.

Língua - Italiano e seus dialetos (maioria); Alemão e Latino (Alto Adige); Francês (Vale d'Aosta), Grego e Albanês (S), língua aparentada ao Catalão (Sardenha) (minorias).

Religião - Cristianismo (católicos, mais de 90%).

Data Nacional - 02/06(República).

Moeda - Lira Italiana.

Tipo de Governo - República Parlamentarista.

Localização - Sul da Europa.

Limites - Áustria e Suíça (N); França (NO); Eslovênia (NE); Mar Adriático (L); Mar Mediterrâneo (S e O).

Rios Importantes - Pó, Tibre, Arno, Tevere, Ticino, Adige, Piave.

Principais Montanhas - Monte Bianco, Monte Rosa, Gran Paradiso, Cervino, Pianura, Padana.

Ponto mais Elevado -Mont Blanc (4.807m).

Climas - Continental e Mediterrâneo.

Produtos Agrícolas - Arroz, Milho, Batata, Tomate, Beterraba de Açúcar, Uva, Azeitona, Laranja, Maçã e Trigo.

Principais Indústrias - Metarlurgica, Mecânica, Química, Têxtil e Alimentícias.








A Itália é um piccolo país. Uma bota que avança na bacia do Mar Mediterrâneo - ou, como ensinam os manuais de geografia, umapenínsula. Suas 20 províncias juntas medem 301.278 quilômetros quadrados. Piccolo, piccolo, ma molto speciale. Inesquecível. Em algum outro país há 20 mil castelos? Em algum outro existem 33 mil igrejas? E algum, de quebra, ainda abriga o papa? E quantos países do mundo podem se dar ao luxo de ter 200 cidades consideradas de grande interesse artístico? Não é à toa que 25 milhões de turistasdesembarcam na Itália todos os anos, confirmando o turismo como Segunda fonte de renda italiana - perde apenas para a indústria automobilística.
Quem prefere conhecer a natureza pode se esbaldar nos 8.600 quilômetros de costa, nos 1.500 quilômetros quadrados de lagos, nos 2.800 quilômetros de montanhas, nas 200 estações de água, nos 6 mil balneários e nos cinco parques nacionais. E quem quisermergulhar de cabeça na história e na cultura do país - e, claro, da Humanidade - também não vai ficar por baixo. São mais de 1.500 museus e galerias que acumulam milhares de telas, afrescos, esculturas, objetos e relíquias históricas. E tudo isso feito por artistas como Michelangelo, Rafael, Leonardo da Vinci, Caravaggio, Botticelli e tantos outros. Sem contar que por toda a Itália existem milhares depraças, fontes, monumentos, catacumbas, ruínas, palácios, 51 mil bibliotecas, 17 mil salas de balé e concerto. Ou seja, arte por todos os lados.
Para os 57 milhões de italianos, conviver com esse cenário deslumbrante todos os dias pode ser monótono, repetitivo. Mas eles sabem, como ninguém, preservar o esplendor e a decadência com a mesma altivez de quem aprendeu a suportar invasões e digeri-las.De quem aprendeu a ver outros povos vivendo em sua terra, deixando marcas de outras culturas, e no entanto, com a ajuda do tempo, soube subverter e reutilizar os registros da dominação. Soube tornar tudo isso parte de si. Soube acrescentar culturas à sua cultura.
Esse convívio secular com o estrangeiro, com o estranho, ainda lhe deu a sabedoria de entender, hoje, o turista e sua incansávelcuriosidade e avidez em aprender a Itália em toda a sua amplidão. Por isso, a Itália estende agora uma invejável infra-estrutura para atender aos viajantes. São 6 mil quilômetros de auto-estradas, 16 mil quilômetros de linhas ferroviárias (com 3.500 estações), 102 aeroportos e 34 portos de navegação internacional. Para aqueles insaciávie, a Itália oferece milhares de hotéis de várias categorias, 38.705albergues e 2 mil campings. Os jovens podem pleitear, aliás, um dos 5.771 leitos das 56 hospedarias da juventude. Conhecer um país como esse é uma viagem muito particular. Muito íntima. Uma experi6encia construída de um jeito todo pessoal, como pessoais são os sentimentos, os olhares. Defrontar-se com o diferente - nem sempre com o novo - é dele abstrair a essência: é de outro, mas também é meu....
tracking img