Isômeros geométricos do ácido but-2-enodióico

1165 palavras 5 páginas
Introdução Teórica O ácido maleico e o ácido fumárico são isômeros geométricos (E/Z ou Cis/Trans), a transformação do maleico em fumárico é uma reação exotérmica (liberação de calor).

O ácido fumárico faz parte dos processos de produção celular de energia, e é produzido pela pele humana durante a exposição à luz solar. Já o ácido maleico é tóxico.
A técnica utilizada foi a cromatografia, que consiste na separação e análise de substâncias em solução mediante um processo em que se realizam adsorções (ou repartições) seletivas.
Uma solução (líquida ou gasosa) percorre uma fase estacionária, onde se efetua o procedimento de separação. A solução recebe a denominação de fase móvel. A fase estacionária pode ser sólida ou líquida. Quando sólida, o mecanismo da cromatografia é baseado na adsorção das substâncias dissolvidas (cromatografia por adsorção). À medida que a solução passa através da fase sólida, os solutos são, sucessivamente, adsorvidos e dessorvidos, cada qual com uma característica específica. Logo, no processo de escoamento da solução os solutos mais adsorvidos atrasam-se em relação aos menos adsorvidos, e consegue-se a separação uns dos outros. Quando a fase estacionária é líquida, o mecanismo da separação é baseado na diferente repartição dos solutos entre o solvente da solução e o líquido estacionário (cromatografia por repartição). A cromatografia pode ser realizada em uma coluna (cromatografia em coluna), ou em uma tira de papel (cromatografia em papel --- experimento realizado) ou até mesmo em uma placa recoberta pelo material ativo (cromatografia em camada fina).

Objetivos Executar a transformação do ácido maleico em fumárico, observandoa diferença entre a massa inicial e pós conversão. Analisar e comparar os isômeros geométricos, Cis e Trans, determinando suas diferenças em: solubilidade; ponto de fusão; pH e polaridade. Realizar uma cromatografia em papel.

Materiais e Procedimento Experimental

Relacionados

  • Orgânica
    2555 palavras | 11 páginas