O fato social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é fato social?
Para Durkheim o objeto de estudo da Sociologia é o fato social. Mas, afinal, o que é fato social? O fato social é comumente confundido com fenômenos sociais, mas isso nãopode acontecer, já que dessa forma não haveria nenhum acontecimento humano que não pudesse ser chamado de social e a Sociologia não teria um objeto próprio de estudo.
O fato social é, segundoDurkheim, “toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, ou então que é geral na extensão de uma sociedade, apresentando uma existência própria,independente das manifestações individuais que possa ter”. Os fatos sociais apresentam as seguintes características:
- São exteriores, pois toda educação que temos nos é dada no decorrer da vida; quandonascemos já encontramos prontas as crenças que devemos seguir, como devemos agir de acordo com as leis que nos são impostas, o que devemos fazer diante das mais diversas situações, etc. São coisas quefuncionam na sociedade e não dependem do uso que cada um faz delas, observamos dessa maneira claramente que “estamos, pois, diante de maneiras de agir, de pensar e de sentir que apresentam apropriedade marcante de existir fora das consciências individuais”.
- Coercitivos, porque os indivíduos são levados a agir de acordo com os padrões culturais impostos pela sociedade na qual estãoinseridos, obrigando esses indivíduos a cumpri-los. Se eu sair vestida de um modo extravagante, diferente do “normal”, com certeza serei reprovada pela sociedade, serei tida como “louca”. Esse é um exemploclaro de coerção social; nada meu impede de sair vestida como a Lady Gaga, mas reconheço que esse ato me trará consequências: os outros se afastarão de mim, serei motivo de chacota para eles, etc. “Mesmoquando posso realmente me libertar destas regras e violá-las com sucesso, vejo-me sempre obrigado a lutar contra elas”. Por esse e outros tantos motivos sou levada a agir conforme o que os padrões...
tracking img