Istrumentação Balança Integradora e Medidor de PH

2619 palavras 11 páginas
1. Introdução

Este trabalho discorrerá sobre alguns dos vários instrumentos que são utilizados na indústria, a balança integradora e o medidor de pH. Ambos têm extrema importância para o processo onde estão inseridos, mantendo através das suas características a qualidade do mesmo.

2. Princípio de funcionamento – Balança integradora

2.1. Características Gerais

Balanças integradoras são equipamentos que pesam o material transportado sobre esteiras transportadoras e medem a velocidade de deslocamento obtendo a vazão (tonelada/hora) e o total transportado.

2.1.1. Gerador de pulsos

É simplesmente um tacômetro necessário para se medir o deslocamento da correia, e consequentemente a velocidade do produto que por ela passa. Interligado à ponte, um braço móvel posiciona uma roda de fricção acoplada a um encoder óptico responsável pela aferição da velocidade.

Figura 01 – Tacômetro de encoder incremental para medição de velocidade da correia transportadora.

2.1.2. Velocidade

Os parâmetros passados para o cálculo correto dessa grandeza são:

Figura 02 – Tela do indicador transmissor.

PULSOS/COMPR – Informação construtiva do encoder a ser utilizado define quantos pulsos são gerados nas saídas do encoder a cada volta completa do seu eixo.

COMP.CALIB – comprimento medido sobre a esteira, utilizado para a calibração de pulsos por metro.
2.1.3. Fluxo/Carga

Ponte de pesagem – A ponte de pesagem da TETRACELL constituída por dois conjuntos de cavaletes + roletes apoiados em uma estrutura flexível, tem como função transmitir somente a força peso para as quatro células de carga.

Figura 03 – Tela do indicador transmissor.

CARGA MIN – Valor de peso (em kg) que está dentro da área de pesagem (carga), abaixo do qual não se gera totalização. Essa informação é utilizada no caso de seção muito irregular na esteira, que geraria totalização com está rodando em vazio.

DIST. PESAG – Área na qual o peso do

Relacionados