Israel x palestina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATUALIDADES: ISRAEL X PALESTINA

1998/2000 – novos acordos foram assinados, porem os ataques terroristas e choques entre palestinos e colonos judeus se intensificaram.

2000 – Acordo de CampDavid – este tratado foi considerado um fracasso por não abordar a partilha de Jerusalém e a nova demarcação dos territórios palestinos foi considerado um fracasso.

2001 – Ariel Sharon assumiu o poderem Israel, declarando guerra ao terrorismo palestino e acusando de ser cúmplice de tais práticas.
Sharon não reconheceu os antigos acordos, destruiu escritórios da Autoridade Palestina e ordenou ainvasão de cidades palestinas, devido estes ataques os palestinos responderam com atentados suicidas e invasões de colônias israelenses.

2003 – Acordo de Genebra, foi mais uma tentativa de pazentre Israel e Palestina, mas sem sucesso

2004 – Morte de Arafat, o mais importante líder palestino e símbolo da luta contra a ocupação israelense

2005 – Abu Mazen foi eleito comandante daAutoridade Palestina. Logo após a eleição de Abu Mazena novas negociações de paz entre Sharon e Mazen foram estabelecidas, porém atentados terroristas continuaram ocorrendo.
Também em 2005 Mahmoud Abbasvence as eleições e se torna o novo presidente da Autoridade Palestina. Um ano depois, devido a divergentes com seu partido (Fatah) acusado de corrupção, colabora para a vitória do movimento rival, oHamas nas eleições parlamentares palestinas, com Ismail Haniyeh chegando ao posto de premiê. A vitória do Hamas levou a comunidade internacional a impor um boicote à Autoridade Palestina, gerando criseinterna violência.
No ano de 2005 Israel inicia o “Plano de Retirada” de assentamentos judaicos e forças militares dos territórios palestinos, mas as facções opostas se negram a acatar a decisão2006 – afastamento de Sharon, após sofrer derrame cerebral, Olmert assume o posto de premiê israelense

2007 – Os partidos palestinos rivais (Fatah e Hamas) firmam colisão, numa negociação marcada...
tracking img