Isquemia;trombose e cirrose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Isquemia

Fatores de risco e prevenção 
Não há dúvida de que a melhor maneira de evitar o infarto é reduzir a exposição aos fatores de risco: 
• fumo 
• obesidade
• diabetes,
• hipertensão
• níveis altos de colesterol
• estresse
• vida sedentária

Isquemia (do grego ισχαιμία, isch- restrição, hema ou haema de sangue) é a falta de suprimento sanguíneo para um tecido orgânico devido aobstrução causada por um trombo, seja ele formado por placas gordurosas ou por coágulos sanguíneos. Como o sangue, através das hemácias (glóbulos vermelhos), leva o oxigênio às células, a isquemia dá origem à hipóxia. Como exemplo: a isquemia de uma parte do coração (músculo cardíaco denominado "miocárdio") leva ao infarto,devido a obstrução do fluxo sanguíneo por um trombo gerando infarto agudodo miocárdio (conhecido popularmente como infarto do coração, ou IAM); e a isquemia de uma parte do cérebro leva ao acidente vascular cerebral (AVC), conhecido como "trombose" (embora nem sempre seja causada por trombos, pode ser também por estenose (estreitamento e/ou bloqueio de uma artéria) e assim por diante.
Um dos fatores que podem levar a uma isquemia é a arteriosclerose causada pelacombinação de hiperlipidemia e hipertensão, nos pacientes que sofrem de diabetes mellitus. Essa isquemia pode originar muitos danos ao corpo, tais como:
Devido a esquemia q gerou um AVC e afetou a

Podemos perceber no caso que Josefina é portadora do diabetes tipo 2 e não se cuida é uma pesoa excessiva,o que resultou em escoriações com sangramentos no seu pé,o que é muito comum em pacientesdiabéticos,que evoluio para uma lesão esquemica

Observamos também que a paciente é etílica desde a adoslescencia,o que afetou o seu fígado   que é um órgão maciço, a maior glândula do organismo e fica localizado na parte superior direita do abdome
 logo abaixo do diafragma |
E é responsável por processar os nutrientes absorvidos,desintoxicar substancias nocivas e prodizir a bile.é divididoem lobos. A face diaframática apresenta um lobo direito e um lobo esquerdo, sendo o direito pelo menos duas vezes maior que o esquedo. A divisão dos lobos é estabelecida pelo ligamento falciforme. A face visceral é subdividida em 4 lobos (direito, esquerdo, quadrado e caudado) pela presença de depressões em sua área central, que no conjunto se compõem formando um "H", com 2 ramos antero-posteriorese um tranversal que os une.o abuso do álcool gerou a inflamação desse órgão ocasionando a hepatite que Josefina sofreu comprometendo suas funções,o que evoluio para uma inflamação crônica desse órgão ocasionando a cirrose hepática O que é esteatose hepática?

O termo hepático tem origem grega e significa fígado. Esteato é o termo que indica relação com gordura. Portanto, esteatose hepáticasignifica literalmente fígado gorduroso ou fígado gordo.  |
Esteatose hepática |
Nosso fígado possui normalmente pequenas quantidades de gordura, que compõe cerca de 10% do seu peso. Quando o acúmulo de gordura excede esse valor, estamos diante de um fígado que está acumulando gordura dentro do seu tecido.

A ilustração ao lado mostra as diferenças entre um fígado com pouco acúmulo de gordura eum figado esteatótico. Reparem no tamanho e na coloração amarelada do fígado gorduroso. 

Há algumas décadas acreditávamos que o acúmulo de gordura no fígado era causado apenas pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas e que a presença da esteatose era necessariamente algo danoso à saúde. Atualmente sabemos que a esteatose hepática é muito comum e pode ser causada por diversas outrascondições que não a ingestão crônica de álcool (falaremos das causas mais abaixo).

Uma esteatose hepática leve (esteatose hepática grau 1 ou 2) normalmente não causa sintomas ou complicações. O acúmulo de gordura é pequeno e não leva à inflamação do fígado.

Quanto maior e mais prolongado for o acúmulo de gordura no fígado, maiores são os riscos de lesão hepática. Quando há gordura em excesso e...
tracking img