Isomeria quiral

Páginas: 3 (564 palavras) Publicado: 15 de abril de 2013
Isomeria Quiral

Enantiômeros ocorrem apenas com compostos cujas moléculas são quirais. Uma molécula quiral é definida como uma que não é idêntica a sua imagem no espelho. A molécula quiral e suaimagem especular são enantiômeros, e a relação entre a molécula quiral e sua imagem especular é definida como enantiomérica.

A palavra quiral vem da palavra grega cheir, que significa “mão”. Objetosquirais (incluindo moléculas) possuem um lado direito e outro esquerdo. O termo quiral é usado para descrever moléculas de enantiômeros porque estão relacionadas uma com a outra da mesma maneira queuma mão esquerda está relacionada com uma mão direita. Quando você olha sua mão esquerda no espelho, a imagem da sua mão esquerda é a de sua mão direita (Fig. 1).

Suas mãos esquerda e direita,além disso, não são idênticas, e isto pode ser mostrado pela observação de que elas não se superpõem* (Fig. 2).

Figura 1: A imagem especular da mão esquerda é a mão direita.

Figura 2: Mãos esquerdae direita não se superpõem.

Muitos objetos familiares são quirais e a quiralidade de alguns desses objetos é clara porque normalmente nos referimos a eles como possuindo lateralidade, i.e., ladodireito e lado esquerdo. Falamos, por exemplo, de parafusos e porcas com roscas direitas e esquerdas, ou de uma hélice com passo dextrogiro ou levogiro. A quiralidade de muitos outros objetos não éóbvia neste sentido, mas torna-se óbvia quando aplicamos a tese de não-superposição do objeto e de sua imagem especular.

Objetos (e moléculas) que se superpõem a suas imagens são aquirais. As meias, porexemplo, são aquirais, enquanto as luvas são quirais.

O termo quiral vem da palavra grega cheir, que significa ‘mão’.
Para ocorrer a quiralidade em uma molécula ela deve ter um ou mais carbonosassimétricos ou possuir assimetria molecular devido a algum fator estrutural.
*Carbono assimétrico
O carbono assimétrico também pode ser denominado de quiral, estereocentro ou estereogênio....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Isomeria
  • Isomeria
  • ISOMERIA
  • isomeria
  • Isomeria
  • isomeria
  • Isomeria
  • Isomeria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!