Iso 5000

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ISO 50000

A energia sempre teve um papel de destaque na economia e cada vez mais se percebe a sua importância para a ecologia. Com as dimensões do aquecimento global, a gestão eficiente deenergia ganha mais estímulos, estudos e ferramentas.

A série de normas 50000 da ISO é uma das novas ferramentas para melhoria do desempenho energético. Ela nasceu da discussão sobre gestão daenergia em alguns países, em 2005, que levou posteriormente ao envolvimento de várias partes interessadas e comunidade internacional, determinando em 2007 a necessidade de uma nova norma internacional.Em 2008 a ISO aprovou a proposta dos Estados Unidos e Brasil para conduzir esta tarefa, por meio de seu Comitê Técnico TC 242.
Depois de cinco reuniões plenárias, com a participação direta de 48países e de mais 17 como observadores, foi publicada em junho de 2011 a primeira norma da Série 50000, a norma “ISO 50001 – Sistemas de Gestão da Energia: Requisitos com Guia para Uso”, que se baseouem diversas normas nacionais e na norma européia EN 16001. Também em junho de 2011 foi publicada a norma brasileira, a ABNT NBR ISO 50001.
 
Esta norma tem como objetivos:
• Habilitar aorganização a estabelecer sistemas e processos para melhoria do desempenho energético, entendido como resultados mensuráveis relacionados à eficiência energética, uso e consumo de energia;
• Promover um uso maiseficiente das fontes de energia disponíveis;
• Conduzir a redução das emissões de gases de efeito estufa e outras emissões ambientais associadas;
• Conduzir a redução do custo da organização comenergia;
 
A norma é aplicável a todos os tipos e tamanhos de organizações. Ela baseia-se em elementos comuns às normas ISO de sistemas de gestão, como a de qualidade (ISO 9001) e meio ambiente (ISO14001), podendo ser integrada a outros sistemas de gestão ou implementada separadamente. A estrutura é baseada no ciclo PDCA – (P) Planejar, (D) Executar (Do), (C) Checar, (A) Atuar.
 
Dentre os...
tracking img