Comparativo entre lucro real e lucro presumido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIJIPA
FACULDADE PANAMERICANA DE JI-PARANÁ

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Fabiana souza da silva
jéssica azevêdo decoté
jessica silva do amaral
juliana cristina DE ARRUDA MACKIEWICZ

comparativo entre lucro real e lucro presumido

Ji-Paraná
2011

FABIANA SOUZA DA SILVA
JESSICA SILVA DO AMARAL
JESSICA AZEVEDO DECOTE
juliana cristina DE ARRUDA MACKIEWICZ

comparativo entre lucro real elucro presumido

Trabalho apresentado ao Professor: Esp. Nilson Antônio Marques.

Ji-Paraná
2011

sumário
MINUTA 3
1 Apresentação da empresa 3
1.1 TRIBUTOS 3
1.6 LUCRO REAL 5
1.7 LUCRO PRESUMIDO 5
1.8 CALCULOS 5
1.9 APRESENTAÇÃO DOS TRIBUTOS Erro! Indicador não definido.
1.10 DRE 6
2 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 9












*
* MINUTA

Comparativo entre Lucro Real e LucroPresumido: Apurar a opção com melhor lucratividade.
* 1 Apresentação da empresa
Razão Social: F & J Comércio Ltda
CNPJ: 05.215.132/0011-01
Atividade da Empresa: Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores.
Numero de funcionários: 11 funcionários
Tributação Atual: Lucro Presumido

1.1 TRIBUTOS
1.2 PIS
Programa de Integração Social e deFormação do Patrimônio do Servidor Público. As pessoas jurídicas são obrigadas a contribuir com uma alíquota variável (de 0,65% a 1,65%) sobre o total das receitas, com exceção das microempresas e empresas de pequeno porte que hajam aderido ao SIMPLES. Vencimento no último dia útil da primeira quinzena do mês subseqüente ao de ocorrência do fato gerador. A base de cálculo é o faturamento do mês, assimentendido a receita bruta da venda de bens nas operações de conta própria, do preço dos serviços prestados e do resultado auferido nas operações de conta alheia, deduzido os valores correspondentes às exclusões e isenções conforme (Lei nº 9.715, de 1998, art. 3º).

1.3 COFINS

Contribuição para Financiamento da Seguridade Social, instituída pela Lei Complementar 70 de 30/12/1991. É um tributocobrado pela União sobre o faturamento bruto das pessoas jurídicas, destinado a atender programas sociais do Governo Federal. A alíquota geral é de 3% na modalidade cumulativa ou 7,6% na modalidade não cumulativa.

1.4 IRPJ
O imposto de renda é um tributo considerado direto, por incidir diretamente sobre a renda, ou no caso de pessoa jurídica sobre os lucros.
Imposto de Renda dasPessoas Jurídicas é um tributo federal aplicado a qualquer tipo de empresas individuais ou pessoas jurídicas, inclusive aquelas que não são registradas. Podem ser quitados de quatro maneiras diferentes: simples, lucro real, lucro presumido e arbitrado. A alíquota base no calculo do IRPJ é de 15% sobre o lucro da empresa. É pago por pessoas jurídicas não isentas sobre seu Lucro Real, após as adições eexclusões ou sobre o faturamento ou Receita bruta.

.
1.5 CSLL

A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) incide sobre as pessoas jurídicas e entes equiparados pela legislação do Imposto de Renda e se destina ao financiamento da Seguridade Social, estando disciplinado pela lei nº 7.689/88. Sua alíquota varia entre 10% e 12% e a base de cálculo é o valor do resultado do exercício,antes da provisão para o Imposto de Renda.

1.6 LUCRO REAL
As empresas que não podem- ou não querem – optar pelo lucro presumido devem basear-se na apuração do real para calculo dos tributos
O IRPJ será calculado mediante aplicação da alíquota de 15% sobre o lucro real mais adicional de 10% sobre a parcela da base que exceder o limite de R$ 60.000,00 – limite trimestral.
De acordo com oart. 247 do RIR/1999, lucro real é o lucro líquido do período de apuração ajustado pelas adições, exclusões ou compensações prescritas ou autorizadas pela legislação fiscal. Pode ser apurado trimestralmente ou anualmente. As alíquotas nesse regime de tributação são:
* PIS: 1,65 % COFINS: 7,6 % IRPJ: 15 % (base de calculo 8%) CSLL: 9 %

1.7 LUCRO PRESUMIDO
É uma forma mais...
tracking img