Iso 19011

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Apresentação

Qualquer organização gostaria de melhorar a forma na qual opera querer isto significa melhorar a sua participação no mercado, reduzir os custos, gerenciar o risco mais eficazmente ou melhorar a satisfação dos clientes. Um sistema de gestão lhe dá a estrutura necessária para monitorar e melhorar o desempenho em qualquer área de seu interesse.
A ISO 9001 é de longe a estruturade qualidade melhor estabelecida, sendo utilizada atualmente por mais de 750 mil organizações em 161 países, e define o padrão não só para sistemas de gestão da qualidade, mas para sistemas de gestão em geral. Ela ajuda todos os tipos de organizações a obter sucesso através de uma melhora na satisfação dos seus clientes, da motivação dos colaboradores e da melhoria contínua. Para sabermos se osistema funciona de maneira adequada e satisfatória é necessário que seja feitas auditorias, assim testando o nível de comprometimento dos profissionais envolvidos e o nível de confiabilidade no sistema de gestão em questão.

2. Objetivos da Auditoria ISO 9001

A auditoria tem por objetivos, entre outros, determinar conformidades e não conformidades dos processos de trabalho em relação aoscritérios estabelecidos, por exemplo, pela norma NBR ISO 9001; determinar a eficácia do Sistema de Gestão – se este atende às necessidades e expectativas dos clientes e da organização; indicar oportunidades para melhoria; atender requisitos legais; viabilizar a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade; servir como base para a relação contratual entre organizações e seus fornecedores; favorecermelhoria contínua dos processos; promover a identificação e redução de não conformidades que estejam ocorrendo na organização; prevenir não conformidades potenciais; ser fonte de dados para a análise de desempenho da organização.
O curso deve atingir todos os profissionais que queiram conhecer a metodologia para auditorias de sistemas de gestão da qualidade e adquirir os conhecimentos necessáriospara realizar auditorias internas de forma adequada e eficaz, conforme os requisitos da norma NBR ISO 9001. Este curso tem como prioridade os pontos:

* Entender os princípios de auditoria;
* Aprender a desenvolver, implementar e realizar um programa de auditorias;
* Aprender a realizar as atividades de auditoria: planejar a auditoria, formar a equipe de auditores, comunicar econsensar o programa com os auditados, realizar reuniões de abertura e encerramento, conduzir o processo de auditoria, elaborar o relatório e realizar auditorias de follow up;
* Conhecer os requisitos para competência dos auditores e metodologia para avaliação de auditores.
3. Auditor da Qualidade – Normatização
* 3.1 Séries de Normas ISO 9000
*
ISO 9000 representa um conjunto denormas técnicas que definem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. A família de normas ISO 9000 estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores efornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade, aplicando-se a campos tão diversos como materiais, produtos, processos e serviços. A versão 2000 da norma NBR ISO 9000 apresenta uma metodologia fantástica para a implantação de melhorias naorganização, na qual se baseiam todas as outras normas de gestão: identificação, análise e monitoramento dos processos. A certificação ISO 9000 faz com que os clientes e demais partes interessadas sintam-se mais seguros com relação à capacidade da organização de fornecer produtos e...
tracking img