Iso 14001

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO



RESUMO................................................................04


1. INTRODUÇÃO.................................................06


2. AVALIAÇÃO AMBIENTAL INICIAL............08
2.1 Princípios do Sistema de Gestão Ambiental segundo a norma NBR ISO 14001.........................11


3. METODOLOGIA...............................................17


4.RESULTADOS: O caso da empresa Alfa S.A. do ramo metalúrgico....................................................18


5. CONSIDERAÇÕES...........................................25


REFERÊNCIAS.....................................................28
RESUMO


Muitas organizações já perceberam que o compromisso com o meio ambiente passa a ser significado de confiança para os empreendimentos,levando as mesmas a implantarem Sistemas de Gestão Ambiental. O objetivo deste trabalho é descrever uma sistemática de gestão ambiental voltada às empresas, através de uma abordagem apresentando os principais itens que compõe o modelo de gestão de acordo com a NBR ISO 14001. O presente estudo desenvolveu-se em uma empresa multinacional do ramo metalúrgico em Sorocaba. Aqui apresentado através deuma pesquisa de campo exploratória. A norma de Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001 é internacionalmente reconhecida e é genérica. É aplicável a qualquer tipo de organização ou setor industrial.
Criada pela “International Organization for Standardization” (ISO), baseia-se em dois conceitos: de melhoramento contínuo e o cumprimento da regulamentação legal. Os resultados, demonstraram que aempresa pesquisada pode observar mudanças de origem comportamental, de preocupação com o meio ambiente e aberturas de mercado, além da consolidação dos atuais parceiros (clientes).




Palavras Chave: Sistema, NBR ISO 14001, Gestão Ambiental.











1. INTRODUÇÃO


Ao ser levantada uma ideia de implantação de um Sistema de Gestão Ambiental segundo anorma NBR ISO 14001, surge um questionamento: por que a empresa decide tal implantação? As pessoas normalmente possuem relutância a fatos que possam envolver mudanças, para tanto procuram de algum modo expor opiniões de modo a tentar inibir a implantação.
Contudo a sociedade e organizações voltadas à proteção da natureza apressaram de modo consolidado um processo em torno de questõesrelacionadas com a qualidade do meio ambiente nas últimas décadas de forma bastante evidenciada. Através do controle de órgãos ambientais, a sociedade tenta impor às empresas um comportamento voltado à preocupação correta com o meio ambiente através de leis e normas, que as fazem cumprir as regras de certificação.
Foi ainda no início da década de 1990 que surgiu o conceito de sistema degerenciamento ambiental formalizado pela British Standard Institution (BSI) na norma BS7750, a qual foi o embrião da série ISO 14000. A regulamentação é o diferencial na adoção de um Sistema de Gestão Ambiental de acordo com a NBR ISO 14001, transformando as empresas que implantam ou se utilizam deste modelo de gestão. O mercado cada vez mais exigente faz com que haja uma pressão crescente por inovações,porém uma melhora da qualidade ambiental pode representar aumento nos custos iniciais ao processo de implantação. Com a continuidade do processo estas melhorias na produtividade levando em consideração à proteção ambiental, poderão assegurar que uma empresa torne-se competitiva em mercados globalizados e voltados à preocupação de investimentos de natureza ambiental. O objetivo deste artigo éapresentar alguns dos princípios fundamentais do Sistema de Gestão Ambiental segundo a norma NBR ISO 14001, e um exemplo prático da aplicação destes conceitos de gestão em uma empresa do município de Ponta Grossa – Paraná a qual possui esta certificação ambiental.


2. AVALIAÇÃO AMBIENTAL INICIAL




A Avaliação Ambiental Inicial deve ser o começo do processo de implantação de um...
tracking img