Islamismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ISLAMISMO

O islã é uma religião baseada nos ensinamentos de Maomé, que é considerado por eles o último profeta de Deus. É uma religião monoteísta que tem como fundador Abraão. Os adeptos doislamismo são chamados de muçulmanos. Eles acreditam que Deus é único e incomparável, e o propósito da vida é adorá-lo. O livro sagrado dos muçulmanos é o alcorão, que é tratado como a revelação de Deus.Os conceitos e as práticas religiosas incluem os cinco pilares do islã, que são conceitos básicos e obrigatórios de culto, e a prática da lei islâmica, que atinge praticamente todos os aspectos da vidae da sociedade, orientando sobre temas variados, como sistema bancário e bem-estar. O islamismo é a segunda religião que mais cresce no mundo.
Cerca de 13% dos muçulmanos vivem na Indonésia, que é omaior país muçulmano do mundo. 25% vivem no Sul da Ásia, 20% no Oriente Médio, 2% na Ásia Central, 4% nos restantes países do Sudeste Asiático e 15% na África Subsaariana. Grandes comunidadesislâmicas também são encontradas na China, Rússia e em partes da Europa.

HISTÓRIA E EXPANSÃO DO ISLAMISMO

A religião muçulmana teve início quando Maomé, que nasceu em 570, da cidade de Meca, naPenínsula Arábica, foi para uma caverna que ficava perto da cidade para meditar no ano 610. Na caverna, Maomé recebeu a visita do anjo Gabriel, que lhe mandou recitar versos que lhe teriam sido enviados porDeus e lhe comunicou que ele, Maomé, tinha sido escolhido para ser o último profeta enviado por Deus à humanidade. Os versos foram posteriormente escritos, formando o Alcorão, o livro sagrado dosmuçulmanos.
Maomé começou, então, a pregar, em sua cidade, os ensinamentos que recebera na caverna. As pessoas que aceitavam e aceitariam esses ensinamentos passaram a ser conhecidos como "muçulmanos”. Osadeptos da nova religião foram hostilizados pela população, e Maomé teve de fugir para a cidade próxima de Iatribe, atual Medina, em 622. Essa fuga recebeu o nome de Hégira, e deu início ao atual...
tracking img