Islamismo

Páginas: 5 (1239 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2012
Islamismo
“Filosofia de vida Religiosa”

Por meio deste artigo, queremos trazer um pouco sobre a cultura Islamista, esta que é hoje uma das maiores religiões do mundo perdendo apenas para o cristianismo. O objetivo principal e dar uma visão diferente de religião, que nos tempos atuais sofre variações e definições diferentes diariamente, e que esta levando muitas pessoas a desacreditaremnela.
A religião islamista é uma religião com grandes rituais e crenças e, por ter essa grande variedade cultural ela é muito divulgada e reconhecida, por isso para editarmos este artigo um dos meios mais práticos e viáveis que utilizamos foram os recursos da internet, essa que esta presente em todo o mundo e que nos possibilita viajar sem sairmos de casa. Alem deste, utilizamos tambémobras literárias conhecidas e que englobam esse tema com grandes variedades de assuntos e informações a respeito.
O islamismo, como já mencionado, é a segunda maior religião em numero de adeptos no mundo. A palavra islamismo, ou islã, vem do árabe e significa submeter-se e exprime a obediência à lei e à vontade de Alá (Allah, Deus em árabe). É uma religião monoteísta, ou seja, acredita emum Deus, e segue os ensinamentos contidos no Aucorão que é o livro sagrado dos muçulmanos e é considerado o mais completo livro religioso existente.


A idéia de trazer esse assunto é mostrar que o islamismo é uma das religiões mais complexas em relação aos seguidores e aos seus ritos, e que esta pode ter grande influência nas demais religiões existentes.
O islamismo é consideradoalém de uma religião um modo de vida, pois seus praticantes adquirem abitus e conceitos islãs que vivem diariamente até o fim de suas vidas.
Na visão dos muçulmanos, Deus é único e incomparável e o propósito da vida é adorá-lo, e seguem plenamente os ensinamentos do livro que consideram a versão inalterada da vontade de Deus que teria passado os ensinamentos para Maomé, que é chamado deprofeta.
Durante a Idade Média e, por extensão, nas lendas e narrativas populares cristãs, os muçulmanos eram também designados como sarracenos e também por mouros (embora este último termo designasse mais concretamente os muçulmanos naturais do Magrebe, que se encontravam na Península Ibérica).


Crenças
O Islão ensina seis crenças principais:
a crença em Alá(Allah), único Deus existente;
a crença nos anjos, seres criados por Alá;
a crença nos livros sagrados, entre os quais se encontram a Torá, os Salmos e o Evangelho. a crença em vários profetas enviados à humanidade, dos quais Maomé é o último;
a crença no dia do Julgamento Final, no qual as acções de cada pessoa serão avaliadas;
a crença na predestinação: Alá tudo sabee possui o poder de decidir sobre o que acontece a cada pessoa.










O jejum no mês do Ramadão (Saum)


Durante o Ramadão (o nono mês do calendário islâmico), cada muçulmano adulto deve abster-se de alimento, de bebida, de fumar e de ter relações sexuais, desde o nascer até ao pôr-do-sol. Os doentes, os idosos, os viajantes, as grávidas ou as mulheres lactantesestão dispensados do jejum. Em compensação, essas pessoas devem alimentar um pobre por cada dia que faltaram ao jejum ou então realizá-lo noutra altura do ano. O jejum é interpretado como uma forma de purificação, de aprendizagem do auto-controlo e de desenvolvimento da empatia por aqueles que passam fome ou outras necessidades.


O dia do Julgamento Final
Segundo as crençasislâmicas, o dia do Julgamento Final (Yaum al-Qiyamah) é o momento em que cada ser humano será ressuscitado e julgado na presença de Deus pelas acções que praticou. Os seres humanos livres de pecado serão enviados directamente para o Paraíso, enquanto que os pecadores devem permanecer algum tempo no Inferno, antes de poderem também entrar no Paraíso. As únicas pessoas que permanecerão para sempre no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Islamismo
  • Islamismo
  • Islamismo
  • Islamismo
  • Islamismo
  • Islamismo
  • Islamismo
  • Islamismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!