Islamismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O papel da mulher no islamismo
Elas ainda sofrem, mas a culpa não é apenas da religião
O AlCorão, livro sagrado dos muçulmanos, contém versículos dedicados a deixar claro que, aos olhos de Alá,homens e mulheres são iguais.

O mais importante deles é o que está reproduzido nesta página. Ele mostra que Deus espera a mesma fidelidade de ambos os sexos, e que a premiará de forma idêntica. OCorão é o mandamento divino, e não uma interpretação qualquer da vontade de Deus.

A lista de horrores já soa, a esta altura, familiar. Meninas proibidas de ir à escola e condenadas ao analfabetismo.Mulheres impedidas de trabalhar e de andar pelas ruas sozinhas. Milhares de viúvas que, sem poder ganhar seu sustento, dependem de esmolas ou simplesmente passam fome. Mulheres com os dedos decepados porpintar as unhas. Casadas, solteiras, velhas ou moças que sejam suspeitas de transgressões - e tudo o que compõe a vida normal é visto como transgressão - são espancadas ou executadas. E por todaparte aquelas imagens que já se tornaram um símbolo: grupos de figuras idênticas, sem forma e sem rosto, cobertas da cabeça aos pés nas suas túnicas - as burqas. Quando o Afeganistão entrou no noticiáriopor aninhar os terroristas que bombardearam o World Trade Center e o Pentágono, essas cenas de mulheres tratadas como animais voltaram a espantar o Ocidente. Elas viviam em regime de submissãoabsoluta havia muito tempo, mas a situação ficou ainda pior desde que a milícia Talibã tomou o poder no país, em 1996.

Como se explica, então, que idéias tão avançadas tenham se perdido, para dar lugar aEstados religiosos em que as mulheres têm de viver trancafiadas e cobertas por véus, em pleno século XXI?

Os 5 pilares da religião islâmica

A fé

"Não existe nenhuma divindade além de Deus eSeu mensageiro é Mohammad."

 A ORAÇÃO

Salat, é o nome das orações obrigatórias que são praticadas cinco vezes ao dia. No Islam não existe padres ou pastores, as orações são dirigidas por uma...
tracking img