Iridologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Este trabalho centra-se na coleta de dados, tem como objetivo principal abordar sobre a Iridologia, ciência utilizada para estudar a íris, cujo objetivo é buscar diagnósticos e alterações que refletem doenças específicas em órgãos, e revelar padrões comportamentais de cada pessoa, através do método Rayid. Segundo os estudos realizados a íris reflete fielmente toda aconstituição, fragilidade e disfunções do organismo, sejam elas genéticas ou adquiridas.

2. IRIDOLOGIA

A iridologia é uma forma de terapia alternativa na qual a análise de padrões, cores e outras características da íris permite o diagnóstico das condições gerais de saúde e de doenças baseada na suposição de que alterações na íris refletem doenças específicas em órgãos. Representadas porraios, desenhos, pontos, buracos ou mudanças de cores, revelando, assim, estados físicos e emocionais.
Segundo Manuel Lazaeta Acharan a iridologia é uma ciência que tem por objetivo o estudo da íris, para descobrir nelas as características orgânicas de uma pessoa. Os praticantes dessa técnica utilizam-se de "mapas de íris" que divide a íris em zonas que estão relacionadas a porções específicasdo corpo humano.
[pic]
Na íris encontramos os terminais nervosos do corpo, nela estão milhares de filamentos nervosos microscópicos. Eles recebem mensagens virtualmente de todos os nervos do corpo por via de concessões aos nervos óticos, tálamo e cordão espinhal. Também microscópicas fibras musculares e finíssimos vasos sanguíneos duplicam as alterações teciduais simultaneamente com osórgãos refletidamente associados. Deste modo, pelo exame das marcas descoloramentos, texturas e outras manifestações da íris, o iridológo está apto a analisar o grau de sanidade de todos os constituintes do corpo humano. Qualquer alteração aparece um sinal na área correspondente.
Com a leitura da íris, percebe-se como os órgãos estão interligados, sendo que a doença de um pode afetar o outro.Também as emoções afetam estes órgãos, e vice-versa.

2.1 O INÍCIO DA IRIDOLOGIA

Tem-se conhecimento de que o grande Pai da Medicina, Hipócrates, que viveu por volta de 400 anos a.C, já recomendava que se olhasse sempre na íris para ver se havia sujeira, mas foi no século XIX que o húngaro Ignatz von Peczely desenvolveu o diagnóstico pela íris. Quando criança, ele brincava com umacoruja que teve uma perna quebrada. Percebeu, então, que em determinado local da íris apareceu um sinal, que foi se apagando na medida em que a coruja foi se curando. Depois, tornando-se médico, ele começou a observar nos seus pacientes se acontecia aquela “coincidência”; trabalhou no Hospital do Colégio de Medicina, em cirurgia, onde pôde fazer mais comparações; observou, também, que determinadosremédios geravam alterações na coloração da íris; e criou, então, o primeiro mapa iridológico.

[pic]

As conclusões do médico húngaro geraram polêmica. Foi assim que, nos Estados Unidos, Bernard Jensen, depois de muitos estudos, aperfeiçoou o mapa. Já o leigo Denny Johnson recebeu condecoração de doutor quando desenvolveu o método Rayid-ray (raio) e id (psique interior, o subconsciente),através do qual identificava personalidades, tendências, relacionamentos de atração e rejeição.
Denny foi reconhecido por Hester Lewis, professor de psiquiatria da Harward Medical School, e pelo cientista Richard A. Wullaert, da Califórnia, entre outros.

2.2 MÉTODO RAYID

O método RAYID foi criado pelo norte-americano Denny Johnson. A divulgação do sistema teve inicio em 1978 e hojejá é conhecido praticamente em todo o planeta e muito utilizado por profissionais de saúde, principalmente terapeutas holísticos, médicos e psicólogos.
Denny Johnson criou o Método Rayid de interpretação através da Íris do olho, visando detectar o perfil do comportamento e os traços do caráter de cada indivíduo, bem como indicar a predominância das funções do hemisfério cerebral...
tracking img