Mitologia grega

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os mitos gregos e sua influência na cultura ocidental

Ao escutarmos a palavra "mitologia", quase automaticamente a associamos à palavra "grega". De fato, a mitologia grega ganhou destaque sobre a mitologia de vários outros povos pela influência que a civilização e o pensamento grego exerceram sobre o mundo, em particular sobre o Ocidente. Para se ter uma idéia dessa influência, basta lembrarque a filosofia e a matemática, por exemplo, são "invenções" gregas.
Da mesma maneira, a maioria das palavras que dão nome às ciências têm origem grega: física, geografia, biologia, zoologia, história, etc. Também vêm do grego as palavras que designam os relacionamentos dos seres humanos entre si e em sociedade. É o caso de palavras essenciais, como ética, política e democracia.
Herança gregaCompreender a importância da herança da CIVILIZAÇÃO GREGA para nossa civilização contemporânea - que está cerca de 3000 anos distante dela – é fundamental para entendermos melhor o mundo que nos cerca. A CIVILIZAÇÃO GREGA, FOI A MAIOR HERANÇA CULTURAL QUE O MUNDO MODERNO RECEBEU. Grandes invenções, na arte, na política, na filosofia, na matemática, na arquitetura e nas ciências foram o ponto departida para o que conhecemos hoje.Por isso, não é difícil imaginar a influência que os gregos exerceram nas civilizações que lhes eram mais próximas em termos temporais. É o caso dos romanos – outra grande civilização antiga - que dominou a Grécia por serem mais fortes militarmente. No entanto, a cultura dos gregos era tão superior, que os dominadores acabaram por adaptaram-se a cultura e aoshábitos gregos.
.
Religião e arte
É importante deixar claro que a mitologia grega ou greco-romana, em suas origens mais remotas está ligada a uma visão de mundo religioso.
Ao contrário, à medida que avançamos no tempo em direção aos nossos dias, a mitologia vai se esvaziando do significado religioso e ganhando, principalmente, um caráter artístico. Em outras palavras, no século 15, aoretratar uma deusa greco-romana como Vênus, o pintor Sandro Botticelli não a encarava como uma entidade religiosa, mas como um ideal estético de beleza.
Na verdade, mesmo em termos de Antigüidade, é muito difícil fazer uma separação entre mitologia e arte. A arte da Grécia antiga, por exemplo, trata essencialmente de temas mitológicos. E foi através da arte que tomamos contato com a mitologia grega:além de uma grande quantidade de templos (arquitetura), de esculturas, pinturas, a literatura grega é a principal fonte que temos dessa mitologia. Em especial, podemos destacar a obra de
HOMERO E HESÍODO (escritores)
Três obras DESTES ESCRITORES GREGOS, podem ser consideradas as fontes básicas para o conhecimento da mitologia grega.

A "Teogonia" conta a origem dos deuses - (Theos, em grego,significa deus).

Já a "Ilíada" e a "Odisséia" tratam de aventuras de heróis, respectivamente Aquiles e Odisseu, (HOMERO)

A participação dos deuses na duas histórias são fundamentais.

No entanto, além delas existem ainda muitas outras obras antigas (LIVROS) que têm como personagens entidades mitológicas - sejam deuses, semi-deuses ou heróis.
Entre elas, merecem destaque AS TRAGÉDIAS(OBRAS TEATRAIS) DE ÉSQUILO, SÓFOCLES E EURÍPEDES, pois através delas conseguimos perceber o significado simbólico que os mitos têm para a própria existência humana.
Por meio delas, percebemos mais o significado que os mitos têm em termos psicológicos, que acabaram levando psiquiatras como Sigmund Freud e Carl Jung a analisar o significado dos mitos.
EX: Complexo de Édipo, Complexo deElectra etc.
A luta pelo poder
É interessante começar dizendo que os gregos não acreditavam que o universo tivesse sido criado pelos deuses. Ao contrário, eles acreditavam que o universo criou os deuses.
Antes de mais nada, existiam o Céu e a Terra, que geraram os Titãs, também chamados de deuses antigos.
O mais importante TITÃ foi Cronos (ou Saturno, para os romanos), que reinou sobre todos...
tracking img