Irene sandler

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (900 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IRENA SENDLER



Disciplina de História

Biografia de Irena Sendler

Irena Sendler nasceu dia 15 de Fevereiro de 1910 na Polónia (que nesse tempo pertencia ao Império Russo), conhecida tambémpor “anjo do Gueto de Varsóvia” esta foi uma activista dos direitos humanos na Segunda Guerra Mundial. Esta correu perigo de vida ao tentar salvar mais de 2.500 pessoas do gueto.
Quando a AlemanhaNazi invadiu o país em 1939, Irena era enfermeira no departamento de bem estar social de Varsóvia, que organizava os espaços de refeição comunitários da cidade. Irena trabalhou ai ajudando aliviar osofrimento de Judeus e Católicos oferecendo a sua disponibilidade na distribuição de alimentos, medicamentos e dinheiro para órfãos, anciãos e pobres.
Em 1942, os nazis criaram um gueto em Varsóvia, eIrena, horrorizada pelas condições em que ali se sobrevivia, uniu-se ao Conselho para a Ajuda aos Judeus, Zegota. Ela mesma contou : “Consegui, para mim e minha companheira Irena Schultz,identificações do gabinete sanitário, entre cujas tarefas estava a luta contra as doenças contagiosas. Mais tarde tive êxito ao conseguir passes para outras colaboradoras. Como os alemães invasores tinham medo deque ocorresse uma epidemia de tifo, permitiam que os polacos controlassem o recinto.”
Quando Irena caminhava pelas ruas do gueto, levava uma braçadeira com a estrela de David, como sinal desolidariedade e para não chamar a atenção sobre si própria. Pôs-se rapidamente em contacto com famílias, a quem propôs levar os seus filhos para fora do gueto, mas não lhes podia dar garantias de êxito. Erammomentos extremamente difíceis, quando devia convencer os pais a que lhe entregassem os seus filhos e eles lhe perguntavam: “Podes prometer-me que o meu filho viverá?“. Disse Irena, “Que podia prometer,quando nem sequer sabia se conseguiriam sair do gueto?” A única certeza era a de que as crianças morreriam se permanecessem lá. Muitas mães e avós eram reticentes na entrega das crianças, algo...
tracking img