Irene lisboa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia

Irene do Céu Vieira Lisboa nasceu no Casal a Murzinheira, Arruda dos Vinhos, a 25 de Dezembro de 1892 e faleceu em Lisboa aos 66 anos de idade.
Frequentou o Liceu Maria Pia e ingressou na Escola Normal Primária para o sexo feminino em 1911. Em Julho de 1914, Irene Lisboa concluiu o curso de professora do ensino primário. Exerce a profissão não capital até 1920 quando, juntamente coma amiga e colega Ilda Moreira, é convidada para reger classes e ensino infantil na Escola da Tapada da Ajuda. As suas classes infantis são visitadas por estudantes e professores da Escola Normal, passando a servir como centros de estágio de que Irene era orientadora.

Escola da Tapada a Ajuda

Segundo Irene Lisboa “toda a educação tem a sua adaptação natural naquilo que se aprendeu noberço..”
Em 1926, Irene Lisboa e Ilda Moreira publicam na Revista Escolar o interessante trabalho intitulado “Vida Escolar de crianças de cinco anos e meio a sete”. Este trabalho encontra-se relacionado com o ensino infantil no qual as autoras escrevem, objectivamente as experiências e vivências pedagógicas realizadas nas secções infantis da Escola da Tapada da Ajuda.

Genebra

No ano lectivo de1929-1930 viaja para Genebra, através de uma bolsa de estudo concedida pela Junta Nacional de Educação, para se especializar no ensino infantil no Instituto Jean Jacques Rousseau e na Maison des Petits. Através dos relatórios do estágio podemos saber que a Maison des Petits teve origem no Montessorismo, pratica uma educação sensorial e procura os meios fáceis, preparando a criança para aprendercolocando-lhe nas mãos e à vista diferentes materiais que lhe servem de base para um trabalho futuro de abstracção.
Irene não se limitava apenas a observar e a transmiti-las fielmente, ela analisa o que ouve e vê formando uma critica construtiva, concluindo que o espírito da escola é demasiado metodista e escrupuloso, este deveria ser substituído por um tipo de educação em que a imaginação e a iniciativainfantil sobressaiam.

Paris e Bruxelas

No ano lectivo de 1931-1932, a pedagoga viajou para Paris e Bruxelas, com uma bolsa.
Em Paris, visitou e trabalhou em vários “centros de estudo”, principalmente em classes constituídas por crianças com necessidades educativas especiais anexas às escolas elementares públicas.
Em Bruxelas, visitou e estudou diversos estabelecimentos de educação eensino, oficiais e particulares, principalmente escolas primárias e jardins-de-infância.
As investigações realizadas nos jardins-de-infância, das duas cidades referidas anteriormente, abrangem áreas de acordo com as realidades e as necessidades da Escola Infantil em Portugal, os problemas concretos relacionados com a prática pedagógica e a acção educativa.

Bibliografia

Antes da 2ª guerramundial, o principal centro na Europa de difusão do movimento das chamadas escolas novas encontrava-se sediado em genebra, no instituto J. J. Rousseau onde Irene teve a oportunidade de aprofundar a filosofia, a teoria e a prática das escolas novas.
Irene Lisboa escreveu (com o seu próprio nome ou com vários pseudónimos) inúmeros trabalhos de divulgação que estão espalhados por livros, revistas ejornais. Foi uma autêntica precursora, que conhecia como ninguém os defeitos e as virtualidades da escola portuguesa.
Irene leu e escreveu livros de pedagogia, psicologia e didáctica mas a sua actividade pedagógica foi sempre caracterizada pelo contacto directo com as crianças e os professores. Irene Lisboa é considerada a mulher portuguesa mais actualizada e conhecedora dos problemas pedagógicos edidácticos do seu tempo, relacionados com o ensino primário e infantil, tendo sido capaz de arranjar estratégias para os solucionar.
A sua alta competência profissional e as suas obras pedagógicas raras vezes foram reconhecidas pelo machismo político da época em que viveu, o que a levou a assinar alguns dos seus trabalhos com os nomes masculinos de Manuel Soares, Carlos Taveira e João Falco....
tracking img