Iracema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Jefferson Bruno

História Concisa Da Literatura Brasileira

BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. 45ª Ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

O livro “História Concisa da Literatura Brasileira” de Alfredo Bosi traz uma abordagem sobre a construção da literatura no Brasil, listando seus principais autores e como foi influenciada em cada período.
Já no primeiro capitulo, seinicia argumentações sobre a condição colonial, onde é enfatizada a questão dos problemas da origem de nossa literatura não poderem ter sidos condicionados em termos de Europa, mas sim a partir da afirmação de um complexo colonial de vida e pensamento como nas Américas. O autor frisa a condição de objeto que a colônia vive em relação a metrópole, por ser esta interessada apenas em explorar os recursosexistentes na colônia, matéria prima para suprir as necessidades da metrópole. Continuando, o autor ainda diz que a colônia só deixaria de ser objeto, quando passasse a ser sujeito de sua história, afirmando que no Brasil esse processo aconteceu por um lento processo de aculturação do português e do negro ao lugar e aos povos nativos, que ocorreram com naturais crises e desequilíbrios.
Éressaltada ainda a importância que se tem de conhecer alguns aspectos que resultaram na situação econômica e cultural que transcenderam os limites cronológicos da fase colonial, citando as ilhas sociais formadas pelos ciclos de ocupação e de exploração ocorridos nos primeiros séculos que deu à colônia uma aparência de pluralidade cultural e de como essas ilhas vieram a ser tidas por subdivisões regionais,demonstrando também como se deu a influencia de alguns influxos ocorridos na Europa que refletiram no Brasil nas suas manifestações literárias e artísticas.
Em meados do século XVI e XVII, Portugal perdeu autonomia política e passou a nação periférica no contexto europeu e sua literatura também compartilhou desse decréscimo, passando a girar em torno de outras culturas, como a Espanha doBarroco, a Itália da Arcádia e França do Iluminismo, afetando diretamente as colônias.
Seguindo, o autor trata sobre os textos de informação, que tratavam de apresentar aspectos das terras alcançadas que dessem ao rei de Portugal uma ideia de como eram de fato essas terras, ideia de suas riquezas naturais, de suas matas e fauna, dos nativos e de suas condições espirituais e morais. Dando ainda destaquepara alguns de seus principais nomes, como: Pero Vaz de Caminha, apresentando a sua carta ao rei D. Manuel que se referia a descoberta da nova terra e de suas primeiras impressões de seus habitantes; Pedro Lopes de Sousa com seu diário de navegação; Pero Magalhães Gândavo; Fernão Cardim; Gabriel Soares de Sousa; Ambrósio Fernandes Brandão; Pe. Manuel de Nóbrega; Fr. Vicente de Salvador; e osjesuítas com suas de catequese. A cada um desses, são apresentados aspectos que defendem seu momento histórico e social, mostrando como foram influenciados e sua importância no processo de construção da literatura brasileira.
Seguindo no capitulo II, Bosi passa a tratar do período Barroco, o qual defende que este estilo se enraizou mais vigorosamente resistindo por mais tempo nas esferas da Europaneolatina. Com formas de elocução herdadas das experiências do renascimento, classicismo e maneirismo, mas a vida social, a retórica em que se traduzem as relações cotidianas. A apreciação do barroco varia entre a seca recusa, comum aos críticos da mensagem e a quente apologia que caracterizava aos anatomistas do estilo, apontando também às lacunas de ambas as perspectivas, segue descrevendo comocega a negação da arte barroca por conta da carência de conteúdo, pois considera também como conteúdo o alheamento da realidade, a fuga da realidade, a fuga ao senso comum e o descompromisso histórico. Ainda sobre o barroco, Bosi afirma que não podemos ignorar ou mistificar esta arte por ser ela de uma complexidade característica, onde homem e natureza são objetos de sua construção, a obseção do...
tracking img