Invisibilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
|
Espaço imagem invisibilidade – Hélio Fervenza
|
Resenha Crítica |

Ana Laura Spinetti
14/12/2012
|

O texto é instigante desde a apresentação quando nos leva a refletir sobre aaparente relação paradoxal entre invisibilidade e artes visuais. Pensar sobre o que está subentendido, oculto ou disfarçado numa sociedade que se alimenta de visibilidades levou o artista a proporsituações nas quais o público é levado a reflexões sobre o cotidiano das cidades.
Os trabalhos apresentados pelo artista deram mostras concretas de como a invisibilidade relaciona a apresentação, oespaço e a imagem. Fiquei imaginando como me sentiria ao chegar a uma galeria e encontrá-la fechada, como aconteceu em A dúvida. Foi muito inventiva a forma utilizada de tornar visível o que não seriamais visto, no caso da galeria imagens. Fez da sensação de perda, de ausência, presença. Utilizou um texto para trabalhar a noção de fechamento e uma imagem como barreira física.
Nesse e nos outrosexemplos citados fica claro que as artes têm se utilizado de processos de ocultamento para privilegiar as barreiras criadas por nossa visão superficial das coisas (que funciona com o intuito de nosproteger de tudo aquilo que é desconhecido), para logo em seguida materializar e encarnar sob uma forma palpável os dados imateriais e integrar o imaterial no interior da obra plástica, como desejavaPaul Klee.
De acordo com o autor, ao produzir uma barreira ele foi levado a pensar sobre o distanciamento no qual se encontra envolvida toda imagem. Concordo com ele quando sugere que o visível einvisível dependem da posição do sujeito. Compartilho a sensação de que hoje vivemos bombardeados por uma avassaladora carga de imagens que preenche a distância entre o sujeito e a imagem,diminuindo o sentido que poderia nos trazer esse intervalo.
E mais, o tema me remeteu às brincadeiras de infância, e o pique esconde é um exemplo de como a invisibilidade permeia o imaginário do...
tracking img