Invisibilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO
Etapa 1
Passo 3 (Equipe)

Não há como abordar o tema “Humilhação social” sem analisar simultaneamente as abordagens políticas e psicológicas que compõem a desigualdade de classes.
Marx e Freud são referencias que devem ser mencionados para ajudar a compreensão do tema escolhido.
Karl Marx foi um idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada.Economista, Cientista Social e Revolucionário socialista, nasceu em 05/05/1818, cursou Filosofia, Direito e Historia nas universidades de Born e Berlim. Marx foi também um dos grandes seguidores de Hegel, ele era radical em relação ás suas ideias defendiam ideais comunistas, portanto atacava os princípios sociais capitalistas.
Freud formou-se em Medicina e especializou-se em neurologia, tendo logo aseguir criado a Psicanalise. Nasceu em Checoslováquia em 06/05/1856. Suas teorias e seus tratamentos eram bem controversos. Em suas teorias, Freud afirma que os pensamentos humanos são desenvolvidos, obtendo acesso á consciência, por processos diferenciados. Ele criou a Teoria da Representação, Teoria do Processo de Pensamento e foi figura notável pra a linguagem da Psicanálise. Sua contribuiçãomais significativa a de dar ao inconsciente um status cientifico.: propõe uma mente dividida em camadas ou níveis, dominada em certa medida por vontades primitivas que estão escondidas sob a consciência que se manifesta nos lapsos e sonhos.
Em relação aos dois há semelhanças e diferenças. Em comum, ambos são filhos bastardos, nascidos de inesperadas gestações. Um Marxista sempre olhara pra umFreudiano com as lentes de Marx, assim como um Freudiano para um Marxista com as de Freud.
Ambos autores possuem diversas mudanças no interior de suas obras, possibilitando posturas das mais variadas. Para Marx, o individuo não é mais o centro do sistema, mas sim mero fenômeno das forças de produção. Sua origem assim é derivada do conceito de classe social, contudo Freud não pretendia que suasteorias compusessem um tipo de ciência que buscasse uma visão de mundo que fosse agradável, cômoda ou vantajosa nem que pudesse resolver de maneira pratica os problemas sociais cotidianos. Ele analisa o mundo segundo a perspectiva do individuo. Dessa maneira sua posição nem contradiz e nem sustenta a perspectiva Marxista. Sua analise difere das demais pelas lentes através das quais enxerga o mundo.A humilhação social trata-se de um fenômeno histórico, pois é efeito da desigualdade política e conhece em seu mecanismo conceitos de determinações econômicas nas desigualdades de classes.
O domínio capitalista fez com que as relações fossem transformadas em “moeda”. A desigualdade política gera humilhação social, pois o pobre é visto como algo inferior. Só os homens podem ressaltar a dignidadehumana, porem os mesmos homens são os responsáveis pela exclusão da dignidade humana das classes sociais.
Há de se reconhecer que estamos nesse mundo a serviço uns dos outros e não do cargo. Muitos trabalhadores, essenciais á sociedade, são reduzidos a visibilidade bruta de um papel servil, por serem alvo de um processo de cegueira provocado pelo capitalismo, onde a analise diz que só quem temdinheiro e poder tem importância á sociedade.
A humilhação social desencadeia afetos embriagantes ou paralisantes: lágrimas, emudecimento, protesto, confuso, ação violenta e ate crimes.
Todas as profissões e classes sociais são imprescindíveis ao funcionamento da sociedade.

Etapa 2
Passo3 (Equipe)

No Brasil a desigualdade social é uma das maiores do mundo. A exclusão social torna os pobrescada vez mais incapazes de terem uma vida digna. Jovens crescem sem uma família estruturada devido a inúmeros fatores causados pela falta de dinheiro, e, por isso muitos entram na marginalidade.
As autoridades são as principais responsáveis por esse processo de desigualdade que causa exclusão e violência. É necessário que todos possam ter iguais oportunidades dentro da sociedade, pois uma...
tracking img